PL que bloqueia chamadas de telemarketing é aprovado no Senado

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 13, o PLS 420/2017, que proíbe as empresas de ligar para o consumidor para vender produtos e serviços. Caso não haja recurso para votação em plenário, o texto seguirá para apreciação na Câmara dos Deputados.

A proposta determina que órgãos públicos de defesa do consumidor deverão disponibilizar um sistema pelo qual o consumidor que não deseja mais receber chamadas de telemarketing possa se inscrever no cadastro. Para isso, basta que procure o serviço e liste os números de telefone fixo ou celular de sua titularidade, como já acontece nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Na votação desta quarta-feira, o texto sofreu pequenas alterações. Uma delas é a previsão de que a inclusão do telefone no cadastro ocorra sem custos para o consumidor. Também definiu que os órgãos públicos de defesa do consumidor implantarão o cadastro telefônico de proibição de oferta no prazo de 90 dias a partir da vigência da lei.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!