Venda da Oi Móvel permitirá acelerar mais investimento para fibra

Com a venda da unidade móvel (potencialmente para o consórcio Claro, TIM e Vivo) em dezembro, a Oi deverá poder passar a concentrar ainda mais os investimentos em fibra. No terceiro trimestre, a companhia já dedicou 69% do Capex de R$ 2,005 bilhões para esse tipo de infraestrutura, mas ainda é necessário considerar a operação móvel, que continua representando 13% do montante.

Contudo, durante teleconferência de resultados financeiros nesta sexta-feira, 13, o presidente da Oi, Rodrigo Abreu, disse que a estratégia poderá se adequar uma vez que a venda da Oi Móvel vire realidade. "Se tudo seguir certo na Móvel, no ano seguinte será diferente. Claro que continuaremos a investir [na Móvel] porque precisamos ter performance, mas não vamos ficar preocupados com investimentos de longo prazo. E isso vai permitir migrar mais do Capex para a fibra", declarou. 

Abreu destaca que a alocação dos investimentos já tem sido maior para a fibra a cada ano, e é natural que isso seja dedicado para uma preparação para a separação industrial da InfraCo em 2021. O mix do Capex para os nove meses de 2020 já foi de 72% para a fibra, contra 52% em todo o ano de 2019.

Notícias relacionadas

A Oi já configura internamente a destinação do Capex como se a unidade fosse independente. A ideia é que a companhia tenha um processo mais rápido na venda desse ativo, que resultará em 51% (ou seja, o controle) da unidade de fibra. A expectativa continua sendo a conclusão para o primeiro trimestre de 2021, embora a operadora ainda não tenha revelado quando começará a receber propostas vinculantes. Em entrevista à Agência Estado na quinta-feira, Abreu afirmou que espera receber essas ofertas no início do ano que vem. 

Eficiência

Rodrigo Abreu afirma ainda que a companhia têm procurado promover a melhora da eficiência desses investimentos atuais. "Comparado com 2019, já reduzimos significativamente os preços em instalação, OTNs e equipamentos. Isso permite avançar a implantação de fibra sem aumentar o Capex. E obviamente temos ganhos importantes de escala não só na implantação como um todo, mas também de base mesmo que temos", declara. 

5G

A empresa continua a afirmar ter interesse no leilão de 5G, sobretudo para uso de acesso fixo-móvel (FWA). Ao comentar a minuta do edital do encaminhada ao conselho da Anatel, conforme antecipado por TELETIME na quinta-feira, Abreu confirmou que ainda considera a participação. "Acreditamos que a abordagem do 5G é muito clara", afirmou. Ele voltou a destacar o potencial de utilizar o FWA para atender em locais onde o adensamento da fibra como última milha pode ter impeditivos maiores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!