Primeira implantação comercial de DCSG é realizada com sucesso

Dispositivo de gateway para roteamento de redes móveis 3G, 4G e futuramente 5G em arquitetura aberta e desagregada, a tecnologia DCSG (Disaggregated Cell Site Gateways) teve sua primeira implantação em larga escala realizada a partir da rede da Telefónica na Europa. Classificado como um "marco no transporte móvel aberto", o anúncio foi realizado pelas fornecedores de soluções Infinera e Edgecore Networks, responsáveis pela tecnologia no projeto.

A implantação foi maturada no âmbito do Telecom Infra Project (TIP), consórcio fundado pelo Facebook e que reúne operadores e fabricantes no desenvolvimento de tecnologias de rede compartilhadas e abertas de baixo custo. Para o arquiteto de redes do grupo Telefónica e co-chair para open optical packet transport do TIP, Victor López, a colaboração feita a partir do grupo foi fundamental "para o avanço das implementações de DCSG, que estão começando a agregar valor no mundo real".

A Infinera e a Edgecore Networks também comemoraram o resultado da iniciativa, que foi a primeira a implementar comercialmente soluções de acordo com as especificações DCSG do TIP. Quem também tem estudado o sistema desagregado de roteamento de redes móveis junto ao consórcio é a TIM Brasil, que inclusive escolheu fornecedores em fevereiro último para a realização de projetos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!