Brisanet quer proteção contra "aventureiros" no leilão de 5G

José Roberto Nogueira, fundador da BrisaNet. Foto: Marcelo Kahn

A Brisanet, um dos maiores ISPs do Brasil com cerca de meio milhão de clientes e forte presença na região Nordeste, já manifestou interesse no leilão de 5G. Nesta quarta, 13, voltou a dizer, em evento promovido pela Anatel, que tem interesse na disputa. E que também está preocupada com as regras do edital, sobre as quais pede pelo menos uma alteração: alguma blindagem contra a entrada de "aventureiros" no leilão.

Segundo José Roberto Nogueira, presidente e fundador da empresa, o benefício de preço que a agência pretende dar aos prestadores de pequeno porte (PPPs), em que o pagamento pela outorga é 10% em dinheiro e 90% em compromissos, é um mecanismo importante para fomentar a competição, mas que pode atrair fundos de investimento e "outros aventureiros" dispostos a utilizar pequenos provedores apenas para comprar as frequências por valores menores, mas com um acordo para depois revender no mercado secundário de espectro.

A proposta de Nogueira é que a Anatel vede a transferências das frequências adquiridas no leilão por cinco anos e ainda imponha obrigações e compromissos que apenas provedores com infraestrutura local teriam capacidade de cumprir.

Notícias relacionadas

"Com carga de compromisso o aventureiro já pensa duas vezes. Se não puder ser vendido, mais o compromisso de cobertura, já segura. Só terá viabilidade quem já tem rede e quem construiu. Um fundo de investimento vai querer entrar apenas barato", diz José Roberto Nogueira. Para ele, se o governo quer pensar em uma política pública no bloco de 50 MHz destinado às PPPs, tem que pensar em proteção ou vedação de transferência.

Para o presidente da Brisanet, o 5G será complementar ao acesso em fibra e parte da estratégia de negócio dos ISPs, ou pelos menos dos 300 maiores, que concentram 90% do mercado de banda larga "independente" . "A vantagem é que os provedores regionais já têm fibra, que é a parte mais cara do investimento em 5G. E em 2023 possivelmente todos os domicílios terão fibra na porta, então é uma vantagem muito grande para entrar em 5G". Segundo ele, a construção de uma rede 5G para um novo entrante é inviável, mas para quem tem a banda larga por fibra como principal negócio, o 5G passa a ser interessante, mesmo que a operadora ainda não tenha uma rede 4G. Respondendo a uma pergunta sobre as razões pelas quais a faixa de 2,5 GHz não foi utilizada pelos ISPs para construir acesso 4G, ele justificou com o custo dos equipamentos para a banda larga fixa em LTE-TDD. Mas disse que, no seu caso, ainda tem tempo para operar, e que pretende fazê-lo.

José Roberto Nogueira defende a proposta trazida pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, de reservar pelo menos 50 MHz para pequenos provedores na faixa de 3,5 GHz. Garante que o que sobra para os grandes provedores será mais do que suficiente para o 5G, e diz que as pequenas empresas vão buscar a faixa de 700 MHz para fazer acesso em áreas rurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!