Aparelhos WiMax abaixo de US$ 50 em 2009

Uma das maiores desvantagens da tecnologia WiMax hoje é a falta de escala e, conseqüentemente, o custo de suas redes e terminais. Mas de acordo com a diretora de desenvolvimento de negócios wireless da Alcatel-Lucent, Mercedes Martinez, os preços devem cair rapidamente e em 2009 já haverá aparelhos WiMax vendidos por menos de US$ 50. Mercedes foi uma das palestrantes do 1º Seminário Wireless Broadband, realizado nesta terça-feira, 13, em São Paulo. O evento foi organizado pela Converge Comunicações e promovido pelas revistas TELETIME e TI INSIDE. Na mesma linha, José Geraldo de Almeida, diretor da Motorola no Brasil, disse acreditar que os chips para terminais WiMax comecem a ser entrgues a preços mais baixos do que o de outras tecnologias 3G, como HSPA. Para ele, contudo, o WiMax só faz sentido onde a conectividade for requerida de múltiplos dispositivos, e não apenas do handset.

Comparação

A verdade é que cada tecnologia de banda larga sem fio tem suas vantagens e desvantagens e, logo, cada mercado precisa ser analisado separadamente. A tecnologia de terceira geração, por exemplo, está mais madura, porém o custo de suas licenças é alto. O WiMax, por sua vez, tem ótimo alcance e velocidade, mas falta volume de escala para produção. Já o Wi-Fi é bom para hotspots.

Notícias relacionadas
?Vamos analisar caso a caso. Para cada demanda estudaremos qual é a melhor tecnologia tecnicamente e em termos de relação custo/benefício?, explicou Marcelo Frasson, diretor de planejamento de infra-estrutura tecnológica da Brasil Telecom, operadora que trabalha com as mais diversas tecnologias de banda larga ? ADSL, WiMax, Wi-Fi e, futuramente, 3G. Frasson lembrou que as tecnologias podem até coexistir em uma mesma localidade. Pode ser o caso, no futuro, de uma cidade onde a rede 3G esteja sobrecarregada e o WiMax seja implantado para ajudar a desafogá-la.

Controle da rede

Embora exista uma tendência mundial de se oferecer acesso ilimitado à internet por uma tarifa flat em redes móveis, a Brasil Telecom pretende, quando tiver 3G, determinar limites de tráfego. ?Na rede fixa o limite é a velocidade de acesso. Em redes sem fio, como o espectro é escasso, é necessário estabelecer limites de uso?, disse Frasson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!