Telefonia móvel impulsiona resultados do Grupo Telefónica

O Grupo Telefónica S.A. registrou um aumento de 20,7% no resultado operacional, acumulando ? 4,59 bilhões de janeiro a setembro deste ano, frente aos ? 3,8 bilhões de 2002. O negócio de telefonia móvel foi o principal responsável pelo desempenho, acumulando sozinho um resultado operacional de ? 2,31 bilhões no ano, 24,3% superior ao acumulado de 2002, e uma margem EBITDA de 45,8% contra 41,2% em 2002. O lucro líquido do Grupo Telefónica de janeiro a setembro de 2003 ultrapassou ? 2 bilhões frente ao prejuízo líquido de ? 5 bilhões registrado no mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas as provisões extraordinárias atribuídas à limpeza de ativos e à provisão de gastos de reestruturação do negócio da Telefónica Móviles (UMTS) na Alemanha, na Áustria, na Itália e na Suíça.

América Latina

Entre os destaques do balanço está a recuperação da Telefónica Latinoamérica, que conseguiu reverter a tendência de queda de receita que a acompanha desde o exercício de 2001. Neste terceiro trimestre, a receita operacional da Telefónica Latinoamérica alcançou ? 1,69 bilhão e o EBITDA foi de ? 819,7 milhões, com aumentos coincidentes de 15,8% nos dois casos quando comparados aos índices do mesmo período de 2002. No consolidado do ano, a subsidiária latino-americana acumula receita operacional de aproximadamente ? 4,65 bilhões, uma queda de 14,4% em relação ao ano anterior. O EBITDA nos nove primeiros meses de 2003 foi de ? 2,23 bilhões, 15,3% inferior ao obtido em 2002. O aumento das receitas da companhia se produz graças ao maior crescimento das receitas da Telesp e da TASA (Argentina), que compensam a desaceleração das vendas da TdP (Peru) e da CTC (Chile)?.

Notícias relacionadas
As conexões de banda larga ultrapassaram a marca de 655 mil, um crescimento de 62% sobre setembro de 2002. No trimestre, produziu-se um acréscimo de 87.820 conexões, destacando especialmente Telesp e CTC (Chile), que em conjunto contribuíram com 72,6% deste crescimento.

Brasil

No acumulado do ano, a Telesp registrou um aumento de 18,8% em reais nas receitas operacionais, impulsionado pelo aumento das receitas de longa distância (66,9%) e pelas maiores receitas em telefonia local (12%) graças aos aumentos tarifários aplicados em junho de 2002 e 2003. No entanto, os gastos acumulados no mesmo período aumentaram 26,9%, influenciados pelo maior nível de atividade, pela incorporação do negócio de longa distância e pela expansão da banda larga. Houve também um aumento dos gastos operacionais pelo incremento dos preços relacionados ao maior índice inflacionário que afetam serviços e materiais e um aumento da provisão de créditos com liquidação duvidosa pelo incremento das receitas e pela aplicação de políticas para provisões mais estritas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!