Dúvidas provocam queda em papéis da BrT

Ainda que boa parte dos analistas continue recomendando a compra de ações da Brasil Telecom (tanto BRTO4 quanto BRTP4), nota-se um crescente desconforto em relação à companhia. De um lado, devido à sua participação no leilão de sobras de licenças das bandas D e E da telefonia móvel. De outro, em razão do descompasso entre a sua margem EBITDA e as das outras duas grandes operadoras de telefonia fixa. Isso é visível no revés dos dois papéis da BrT, que iam muito bem na bolsa, mas que perderam em apenas sete dias 10,31% (holding) e 8,32% (operadora). No ano, os desempenhos passaram a ser negativos, respectivamente, em 2,23% e 13,38%.
No que diz respeito ao leilão marcado para o próximo dia 19, ainda não ficou claro para os analistas por que a BrT entregou propostas, uma vez que a sua entrada na operação de celulares inviabilizaria a volta futura da Telecom Itália ao controle da empresa. Ou seja, mesmo que não possa levar adiante o empreendimento já, antes do cumprimento das metas junto à Anatel, ficaria explicitado o não-cumprimento do acordo do Opportunity com os italianos, o que abriria uma nova crise de confiança, com repercussões na Telemig Celular.
Quanto ao EBITDA, a situação é ainda mais complicada. Se a Brasil Telecom não teve os altos desembolsos para investimentos (porque não antecipou metas) como a Telefônica fixa e a Telemar, se sua taxa de inadimplência é inferior às das duas outras grandes operadoras e se o custo de manutenção de sua área é um dos mais baixos do Brasil, por que a sua margem EBITDA (47,2%) é inferior à da Telefônica (53,7%) e da Telemar (48,7%)? Esse questionamento, feito por analistas ouvidos por este boletim, só pode ser respondido, segundo eles, se forem analisados os resultados dos fornecedores da BrT. ?É um mistério que só poderá ser desvendado com a demonstração de todos os fornecedores terceirizados da empresa?, disse a TELETIME News o analista de uma das corretoras mais atuantes no setor. A dúvida é se os custos de serviços de instalação, manutenção e de call center estariam condizentes com os das concorrentes.

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