Operadoras dos EUA e fornecedoras criam aliança para 'liderança' no 6G

Atuando na definição de padrões de telecom na América do Norte, a Alliance for Telecommunications Industry Solutions (ATIS) anunciou nesta terça-feira, 13, a criação da Next G Alliance. A nova aliança reunirá players como AT&T, Verizon, T-Mobile, Nokia, Ericsson, Samsung, Qualcomm, Microsoft e Facebook e traz um foco não no desenvolvimento da tecnologia, mas na "liderança" da América do Norte no ecossistema da futura geração de redes móveis, o 6G.

Bell Canada, Ciena, InterDigital, JMA Wireless, Telus, Telnyx e UScellular também estão entre os fundadores do grupo de trabalho, que deve receber novos membros nos próximos meses. "A Next G Alliance abrangerá todo o ciclo de vida de pesquisa e desenvolvimento, fabricação, padronização e preparação [do 6G] para o mercado", explicou a ATIS, em comunicado.

Segundo a entidade, o objetivo principal da iniciativa será "estabelecer a preeminência norte-americana no caminho evolutivo 5G e no desenvolvimento 6G". Inicialmente, o trabalho deve se dividir em três verticais, de acordo com a ATIS:

Notícias relacionadas
  • O desenvolvimento de um roadmap de 6G que avalie as mudanças do cenário competitivo e posicione a América do Norte como "líder" em P&D, padronização, fabricação e adoção de tecnologias de sexta geração;
  • Alinhar a indústria de tecnologia da América do Norte em um conjunto básico de prioridades, incluindo a adoção de políticas governamentais e financiamento;
  • Identificar e definir as primeiras etapas e estratégias para facilitar a rápida comercialização de tecnologias 6G em novos mercados e setores, promovendo a adoção em larga escala nacional e globalmente.

O anúncio ocorre em plena corrida para implementação do padrão 5G, que começa a ganhar tração global após o lançamento das primeiras redes comerciais de quinta geração ainda em 2019. Sucessor do padrão, o 6G já era razão de esforços de pesquisa de empresas como ZTE, China Unicom, Docomo e Samsung; projeções para as primeiras redes do gênero apontam para 2028 a 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!