NTT Docomo e Huawei realizam teste de 5G em larga escala

Enquanto a Verizon marca para o ano que vem testes com a rede 5G nos Estados Unidos, a operadora japonesa NTT Docomo continua a executar suas pesquisas, iniciadas há mais de dois anos. A companhia anunciou nesta terça-feira, 13, em Tóquio, a realização de um teste "em larga escala" com tecnologia de quinta geração em parceria com a chinesa Huawei. Segundo a fornecedora, foi realizada uma transmissão em vídeo ao vivo do Japão para a China com a rede móvel. Ela afirma ser um teste inédito e "passo fundamental" para acelerar a padronização da tecnologia.

Foram utilizados 24 dispositivos conectados simultaneamente com frequência abaixo dos 6 GHz e com a tecnologia de múltiplos usuários para múltiplas entradas e saídas (MU-MIMO). A Huawei diz que a capacidade média é de 1,34 Gbps, chegando a 3,6 Gbps no pico de download em um canal de 100 MHz. Apesar de ser uma demanda de capacidade grande, a companhia diz que esse tipo de tecnologia é essencial para melhorar a eficiência do espectro.

Em colaboração com parceiros, a Huawei quer lançar as primeiras redes piloto 5G em 2018, com a implantação comercial até 2020. A NTT Docomo ainda vai realizar mais testes de campo no Japão. Apesar dos testes, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e as entidades de padronização 3GPP ainda não definiram o padrão e requerimentos exatos para a quinta geração de redes móveis.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!