Ainda que, em termos de número de assinantes, os 312 mil clientes da Vivax representem cerca de 20% da base da Net Serviços, o grande ganho que a fusão entre as duas empresas agregará para a Net é em relação à expansão dos domicílios de maior renda. Segundo dados da Net fornecidos em conferência com analistas e imprensa realizada nesta sexta, 13, a empresa deve agregar 60% de domicílios A e B à sua base atual, segundo Leonardo Pereira, diretor financeiro da Net.
A empresa estima ainda passar a 45% do mercado de TV paga total e 14% do mercado de banda larga no Brasil. No mercado de TV a cabo, a Net terá 75% de participação com a compra da Vivax. "A Anatel e o Cade já disseram, em várias ocasiões, que o mercado relevante a ser considerado é o TV por assinatura como um todo, de modo que a operação que está sendo realizada claramente não significa um aumento da concentração", diz Francisco Valim, presidente da Net Serviços. "Queremos trazer competição para onde a competição não existe, que é o mercado de voz e dados. Finalmente, podemos dizer que há uma empresa forte para isso".
A estimativa da operadora é que a conclusão da primeira parte da operação, que significa a aquisição de 36% do capital da Vivax, deva levar cerca de 60 dias. As demais etapas dependem da aprovação da Anatel. Segundo a Net, uma vez recebida esta aprovação, em cerca de 70 dias será possível concluir os procedimentos necessários para adquirir 100% da Vivax.
A Net também informa que os acionistas da Vivax que receberão suas ações (como forma de pagamento) não se submeterão a um período determinado durante o qual não poderão vender os papéis. "O papel tem liquidez e se eles quiserem vender, poderão fazê-lo em mercado".
Sinergias operacionais
A Net ainda não tem detalhes em relação às sinergias operacionais que poderão ser agregadas com a compra da Vivax. Questões como as tecnologias que serão adotadas nas duas redes, os investimentos para que a rede da Vivax opere com a mesma tecnologia das redes da Net etc são questões que só serão analisadas em profundidade depois que a Anatel aprovar a operação. Hoje, a rede da Vivax, por exemplo, não é codificada e ainda está em processo de definição da tecnologia digital. Da mesma forma, a Vivax ainda não definiu uma tecnologia para os serviços de voz. Segundo Valim, até a aprovação da Anatel as empresas seguem atuando como duas operações separadas. Fontes próximas, contudo, asseguram que a Vivax segurou alguns movimentos estratégicos aguardando a fusão com a Net.
Segundo Valim, o modelo da Vivax é de sucesso, tanto é que os índices de penetração da empresa em algumas cidades são até superiores aos da Net. "Vamos levar em consideração o modelo da Vivax após a conclusão da operação". A programação, como inclusive já foi divulgado em fato relevante, agregará o conteúdo Globosat. Só ainda não se sabe em que modelo de empacotamento, já que a base da Vivax tem opções bem distintas dos pacotes da Net Serviços. Executivos tanto da Net quanto da Vivax já passaram por experiências, no passado, de mudar radicalmente a programação dos assinantes, e esta experiência deverá ser considerada. Mas os mais provável é que prevaleça o modelo da Net.
Competição
Segundo Francisco Valim, a Net espera que a operação amplie a possibilidade de competição nos mercados de voz e banda larga. Ele também não vê nenhum impedimento regulatório para que a operação seja aprovada. "Ao contrário das teles, que descumprem a lei para depois discutir se a lei é boa ou não, nós estamos fazendo uma operação absolutamente transparente, que não fere em nada a legislação". Do ponto de vista societário, a Net também acredita que a operação sendo feita entre duas companhias abertas tenha agregado mais transparência ao negócio. "É uma operação muito transparente, diferente de outras que existem por aí".