Publicidade
Início Newsletter 5G: relator propõe quebra de 26 GHz, antecipação do 3,5 GHz e...

5G: relator propõe quebra de 26 GHz, antecipação do 3,5 GHz e inversão de cidades

Conselheiro Emmanoel Campelo

Ainda que um pedido de vista do conselheiro Moisés Moreira tenha adiado a aprovação pela Anatel da versão definitiva do edital de 5G, o voto do relator da matéria, conselheiro Emmanoel Campelo, apontou algumas mudanças frente às versões anteriores do documento.

A principal delas foi a quebra dos lotes de 26 GHz em blocos com metade do tamanho previsto. A intenção seria garantir interessados nas faixas: segundo Campelo, após recálculo do valor do 26 GHz determinado pelo TCU, os preços dos oito lotes de 400 MHz subiram por conta da nova taxa de conversão utilizada, elevando o risco dos mesmos ficarem desertos.

Por isso, o relator sugeriu uma configuração de 16 lotes com 200 MHz cada. No caso de ausência dos compradores, os blocos iriam para segunda rodada: também em 16 lotes de 200 MHz, mas com prazo de exploração de dez anos, e não vinte, como proposto na primeira rodada. Nesta segunda oferta, o preço mínimo do lote também cairia pela metade, seguindo a diminuição do prazo da licença.

Notícias relacionadas

O aspecto foi um dos contestados por Moreira, que solicitou a vista. Segundo ele, há motivação técnica para a divisão dos blocos em 400 MHz, uma vez que esta seria a largura necessária para aplicações avançadas. Em coletiva de imprensa após a reunião do conselho, Campelo argumentou que os interessados poderiam comprar dois blocos de 200 MHz para obter a capacidade desejada.

Inversão

Mesmo com o adiamento, o presidente da Anatel, Leonardo Euler, adiantou voto favorável ao relatório de Campelo. Euler apontou uma única divergência, solicitando a exclusão de margem operacional de 20% do cálculo para custos de migração do TVRO para a banda Ku.

Já o conselheiro Vicente de Aquino não adiantou a posição, mas apontou que, caso a votação ocorresse hoje, seria contra a proposta do relator. A principal razão foi a mudança, absorvida por Campelo após sugestão do TCU, que permite uma inversão da ordem das cidades que receberão compromissos de atendimento atrelados à faixa de 3,5 GHz.

Segundo Aquino, tal flexibilização diminuiria a atratividade dos lotes regionais para operadoras menores, uma vez que as vencedores dos lotes nacionais poderiam avançar sobre as cidades de menor porte vislumbradas pelas pequenas. O conselheiro Carlos Baigorri também indicou divergência frente ao relator neste ponto.

3,5 GHz

Como já era de se esperar, a possibilidade de antecipar a liberação do 3,5 GHz em locais onde isso for tecnicamente possível também foi absorvida por Campelo. A regra recomendada pelo TCU poderia ser aplicada em escala menor que a de um município, desde que não haja interferência sobre serviços atualmente em 3,5 GHz.

Desta vez, foi o autor do pedido de vista que questionou o entendimento, seguindo sinalizações públicas recentes. Moreira afirmou ver o ajuste com preocupação, visto a complexidade na verificação das condições técnicas ao lado de outros players, que incluem a radiodifusão.

Tal tarefa caberia à Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), sob orientação de um grupo com ministérios e setores produtivos envolvidos (o grupo que vai coordenar as ações da entidade, o Gaispi). Em seu voto, Campelo ainda propôs que a EAF fosse constituída 45 dias após o leilão, com Moreira discordando mais uma vez e pedindo a manutenção do prazo de 90, visto a dificuldade das tarefas sob responsabilidade do ente.

Escolas

Além da limpeza de 3,5 GHz, a EAF também terá que realizar a execução dos compromissos de conectividade em escolas públicas. Estes foram incluídos por Campelo na proposta de edital após recomendação do TCU e devem utilizar 90% dos recursos da faixa de 26 GHz.

Um ponto importante proposto por Campelo foram dois tipos de garantias para os compromissos: uma de aporte, para as vencedoras dos lotes de 26 GHz, e outra de execução, sob responsabilidade das vencedoras dos lotes de 3,5 GHz que comporão a EAF.

Após o pedido de vista, o conselheiro Baigorri chegou a manifestar que não está satisfeito com o formato que as obrigações em escolas estão configuradas. Mas também afirmou que não pretende apresentar divergência, o que atrasaria ainda mais a publicação do edital.

Ao todo, Campelo afirmou ter seguido as 11 determinações do TCU e só não ter acatado recomendações e sugestões que poderiam atrasar uma publicação célere do edital. A lista de pontos absorvidos envolve a saída da outorga direta para lotes desertos, garantias de execução para todos os compromissos da EAF, a verificação do spectrum cap durante o leilão e atualizações e adequações nos cálculos de precificação.

Moisés Moreira, por outro lado, quer maiores detalhes do Ministério das Comunicações (MCom) sobre riscos que o TCU deu ciência à Anatel, sobretudo envolvendo a construção de redes na Amazônia e de uma de privativa para o governo federal.

Área técnica

Além disso, houve sugestões que vieram da área técnica da Anatel. Uma delas foi acatada por Campelo e prevê que, caso lotes de 3,5 GHz não sejam vendidos na primeira rodada, a segunda rodada (com blocos menores, de 20 MHz) comece pelos blocos nacionais, seguido pelos de abrangência regional. A Anatel entende que a dinâmica deve garantir competição mais saudável nos lotes regionalizados.

Por outro lado, a sugestão do corpo técnico de atrasar as primeiras obrigações de cobertura 5G para dezembro de 2022 não foram acatadas por Campelo: o relator manteve o prazo de julho do ano que vem, citando a urgência de chegada do padrão ao Brasil. Mesmo argumento foi levantado por diversas vezes pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva de imprensa no Planalto nesta segunda-feira.

Com o pedido de vista de Moreira, uma nova reunião extraordinária deve ser convocada pela Anatel para votação do edital. O conselheiro revisor sinalizou que espera concluir seu voto dentro de uma semana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile