Diniz aponta necessidade de políticas de estímulo para banda larga no MWCA 2018

Fonte: pixabay.com

O conselheiro da Anatel Aníbal Diniz participu de painel nesta quinta, 13, durante o Mobile World Congress Americas, que acontece esta semana em Los Angeles. Diniz apontou, em sua apresentação, o esforço da agência em promover o mercado de banda larga fixa por meio de ajuste regulatórios no Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), especialmente com a flexibilização de regras para pretadores de pequeno porte, e com o Plano estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert). Segundo Diniz, o Pert é importante para orientar o governo a estabelecer as políticas de banda larga adequadas.

Enrique Medina Malo, chief policy officer da Telefônica, apontou a importância de projetos de políticas públicas de ampliação da banda larga e utilizou o exemplo da Espanha, onde a infraestrutura de fibra hoje é maior do que a planta da Alemanha, Reino Unido, e Italia juntas. "Sem redes fixas de qualidade não teremos boas redes móveis", disse Medina Malo.

Outro ponto de discussão do painel foi sobre a questão da regulação dos serviços de Internet. Para Enrique Malo, as empresas de Internet são competidoras mas é inevitável que as empresas de telecomunicações e as provedoras de serviços OTT trabalhem juntos. "E uma aproximação natura e necessária, mas não quer dizer que as empresas de Internet não precisem seguir as mesmas regras", disse. Para Aníbal Diniz a abordagem que tem sido adotada pela Anatel é a de deixar o mercado se desenvolver para então agir quando achar necessário, o que até hoje não viu necessidade de agir.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!