Publicidade
Início Teletime Marta Suplicy toma posse sem abordar temas polêmicos

Marta Suplicy toma posse sem abordar temas polêmicos

A senadora Marta Suplicy tomou posse nesta quinta-feira, 13, como titular do Ministério da Cultura, em cerimônia no Palácio do Planalto. A nova ministra agradeceu o convite da presidenta Dilma Rousseff e destacou o papel da cultura como identidade do povo brasileiro.

Notícias relacionadas
A ministra, em seu pronunciamento e depois em entrevista coletiva, não abordou nenhum dos pontos polêmicos que envolveram a gestão da antecessora, Ana de Hollanda, que rompeu com algumas posições do MinC no governo Lula, sob a direção de Gilberto Gil e Juca Ferreira. Há divergências entre o grupo de Gil e o de Ana em pontos como os direitos autorais, cultura digital, financiamento dos pontos de cultura e a reforma das leis de incentivo. Também existem dúvidas sobre a harmonizaçÃo das funções da Secretaria de Audiovisual e a Ancine,e sobre quem deve desempenhar o papel de fomentador das atividades audiovisuais. A ministra disse que pretende "estudar" primeiro o ministério, para não ser "leviana" em suas declarações.

Ela apenas antecipou que vai se dedicar, inicialmente, à aprovação do Vale Cultura, projeto que distribui R$ 50 por mês a trabalhadores com carteira assinada que recebam até cinco salários mínimos para a compra de livros, ingressos de shows e filmes.

Marta elogiou seus antecessores nos governos Lula e Dilma: Gil, Juca Ferreira e Ana de Hollanda. A ministra também homenageou o presidente do Senado, José Sarney, por ter, quando presidente da República, criado o Ministério da Cultura e a primeira lei de incentivo à cultura, a chamada Lei Sarney.

A ex-ministra Ana de Hollanda fez um balanço de sua gestão, destacando ações como a Economia Criativa, Pontos de Cultura e outras atividades, sem mencionar também os pontos de discordância com a gestão anterior.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile