TIM diz que mercado deveria priorizar atendimento, não tecnologias

Nesta terça-feira, 13, o presidente da TIM, Luca Luciani, se posicionou contrariamente ao roll-out de evolução das redes móveis no Brasil. Em discurso crítico ao governo, provedores de tecnologia e operadoras concorrentes, o executivo destacou que é preciso estender mais a duração das tecnologias móveis existentes (GSM, GPRS, Edge, WCDMA e HSPA) antes de se pensar em novas plataformas e arquiteturas de rede. “Uma rede tem uma vida útil de 15 anos. Quanto mais madura, mais confiável é, porque o seu desenvolvimento toma tempo e demanda muito investimento. A sobreposição de tecnologias é cara e complexa, o que acaba interferindo na velocidade da massificação”, advertiu ele, em clara menção ao leilão da faixa de 2,5 GHz para o LTE, que deve ser realizado pela Anatel até abril de 2012, por determinação de decreto presidencial.

Notícias relacionadas
Sobraram críticas para os vendors também: “os fornecedores de tecnologia podem não gostar do que vou falar, mas não existe salto tecnológico. Eles têm interesse em falar sobre o que acontece na ponta, de novas tecnologias. É preciso haver um percurso orgânico para alavancar as tecnologias existentes. É simples falar de 20 Mbps ou 100 Mbps em um laboratório ou em um bairro. Mas a realidade no País não é essa. O brasileiro pede por voz e dados de qualidade e por um preço mais barato”.

Segundo o executivo, é mais importante massificar os serviços de dados móveis a 1 Mbps em todo o País do que oferecer LTE nos Jardins, bairro paulistano de alto poder aquisitivo. “Ou a indústria segue acelerando a substituição de tecnologias, que ficam acessíveis a poucos privilegiados, ou levamos a Internet móvel para todos”, criticou. Em grandes cidades, com maior demanda por dados, a TIM acredita que a utilização de tecnologias alternativas, como o Wi-Fi offload, seria a solução para o adiamento do roll-out de LTE e antecipou que a operadora já iniciou a construção de sua malha de hotspots.

Além da questão tecnológica, Luciani enumerou outras três barreiras para o crescimento da banda larga móvel no País. Uma delas está relacionada às próprias operadoras e ao governo que, segundo ele, têm pecado no compartilhamento de suas infraestruturas, especialmente no backhaul. “Para chegar aos lugares mais remotos é preciso ajustar a regulamentação do mercado de atacado, com medidas assimétricas, e ter um modelo de investimento compartilhado para alavancar o desenvolvimento de novas redes que neutralizem as posições dominantes”.

O executivo também defende a disponibilização de mais espectro, porém com uso eficiente para o usuário e melhor custo operacional para a operadora, o que, segundo ele, ocorreria na frequência de 700 MHz, “com investimento de três a quatro vezes menor do que na faixa de 2,5 GHz”. Por fim, Luciani afirmou que é preciso reduzir a carga tributária. “A pressão tributária tem um efeito regressivo entre os mais pobres, que acabam pagando parte da conta. Os tributos sobre a receita líquida das operadoras são altíssimos, de 43%, o dobro do nível de imposto da América Latina”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!