Telebrás prepara expansão do PNBL para novas localidades até outubro

A Telebrás pretende estender a cobertura do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) às cidades de Imperatriz, Brasília, e Campinas até outubro. Até o final do ano a estatal quer interligar a região do Porto Naval do Rio Grande do Sul, que vai de Porto Alegre ao Rio Grande. Para isto, a Telebras usará a rede de fibras ópticas da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE).

Notícias relacionadas
O presidente da empresa, Caio Bonilha, ressaltou que está reformulando a parceria com as estatais da área de energia elétrica “porque elas têm redes prontas e, assim, não precisaremos de investimentos tão grandes em redes, e desta maneira poderemos focar em aumento de velocidade”.

Segundo o executivo, a Telebrás chegará ao final deste ano com 150 municípios cobertos com banda larga popular. Atualmente, a companhia fornece capacidade para 20 provedores que atendem, no máximo, oito cidades entre Goiás e Distrito Federal. “Tivemos um atraso significativo no início, agora temos que botar o jumbo de volta no ar”, disse. No projeto incial, o PNBL atenderia 300 cidades logo no primeiro ano de funcionamento da estatal.

Satélite

De acordo com Caio Bonilha, o projeto de lançamento de um satélite geoestacionário público está em discussão tanto na Telebrás, quanto o Ministério das Comunicações, mas uma definição sobre o assunto só deve acontecer no próximo ano. “Ainda vamos levar este plano para o nosso Conselho de Administração”.

O papel estratégico da Telebrás como veículo público de investimentos no setor de telecomunicações e os desafios da estatal foram alguns dos assuntos tratados por Bonilha em entrevista exclusiva à TELETIME de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!