Nokia anuncia app para comunicação com painéis de carros inteligentes

A Nokia apresentou esta semana em uma feira de automóveis na Alemanha o "Nokia Car Mode", um aplicativo para a comunicação entre smartphones e os painéis de carros inteligentes. Desenvolvido com a linguagem Qt, o software permite acessar diversos conteúdos presentes no celular através do painel do automóvel ou dos botões no volante. Navegação por mapas, escolha de músicas e outras ferramentas gravadas na memória do smartphone são adaptadas à tela do veículo.
O "Nokia Car Mode" segue as especificações do "MirrorLink", padrão desenvolvido pelo Consórcio de Carros Conectados (CCC), grupo que reúne vinte empresas de diversos setores  cujo objetivo é promover a integração entre dispositivos móveis e veículos automotores. O aplicativo será embarcado nos smartphones Nokia 600, Nokia 700 e Nokia 701. Estará disponível também para os modelos anteriores que fizerem upgrade para o sistema operacional Symbian Belle, assim como para o N9, que utiliza o sistema MeeGo.

Notícias relacionadas
Na mesma feira, além do "Nokia Car Mode", foi apresentado o ICS-X8, um painel eletrônico para carros projetado pela empresa Alpine  que é compatível com o padrão MirrorLink.

Análise

A iniciativa da Nokia e do CCC em criar um padrão para a conectividade entre carros e smartphones tem relevância estratégica diante da dificuldade de integração entre esses dois produtos. A maioria das conexões é feita via Bluetooth, mas é comum ocorrerem falhas por falta de compatibilidade entre os sistemas.
Ao mesmo tempo em que fabricantes de handsets como a Nokia tentam se posicionar nesse mercado, as montadoras de automóveis buscam soluções próprias de comunicação sem fio, embutindo modems e chips 3G em seus sistemas de bordo. Há diversos projetos em andamento, inclusive entre montadoras no Brasil. Embora pareçam concorrentes, os movimentos não são excludentes. Sempre haverá conteúdo presente no smartphone pessoal do motorista que este vai querer acessar no painel do seu carro, nem que seja, no mínimo, a sua lista de contatos para fazer uma chamada através de comandos de voz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!