Fibra, LTE, cloud computing e TV paga são o roadmap de tecnologias e serviços da Portugal Telecom

Massificação das redes de fibra, preparação do backhaul e do backbone para as redes LTE, TVs conectadas, VoIP sobre redes móveis, distribuição de conteúdos, cloud computing e ampliação da capacidade de upload. Essas são algumas das tecnologias e serviços que a Portugal Telecom, acionista controladora da Oi, enxerga como prioritárias em uma operação de telecomunicações e que estão sendo implementadas em Portugal. E que devem, de alguma maneira, chegar também à Oi. Essa receita foi apresentada por Zeinal Bava, presidente do grupo Portugal Telecom, durante palestra na Futurecom 2011, nesta terça, 13, em São Paulo.
Para ele, a Copa do Mundo de 2014 será a copa do vídeo em dispositivos conectados. “Hoje mais e mais dispositivos conectam-se à Internet e são ecrãs para consumo de vídeo”, disse. Na Copa do Mundo, esse fenômeno será ainda mais intenso, diz ele. “Espero que esse seja um momento de virada do plano de banda larga em termos de ambição”, disse, destacando que muitos países já estabeleceram políticas e metas ambiciosas para conexões de 100 Mbps.

Notícias relacionadas
Outro desafio a ser enfrentado é o das TVs conectadas, que segundo Bava devem representar 66% dos aparelhos de TV até 2015. “Há dois ou três anos se falava da amaeaça do Google e da Apple. Hoje, acho que existe espaço para cooperação entre empresas de rede e empresas de aplicações”.
Hoje, diz Zeinal Bava, 55% das receitas da Portugal Telecom em Portugal já vêm de serviços de dados. “Acredito que com a redução de preços nas tecnologias já seja possível fazer essas tecnologias de conectividade disponíveis para a maior parte da população”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!