Deputados mostram entusiasmo com projetos convergentes

Foi sintomático o empenho de alguns deputados que estão tratando dos projetos convergentes, que tratam da oferta de serviços de TV por assinatura pelas teles e regras para a produção, programação e provimento de conteúdos na Câmara (Projetos de Lei 29/07, 70/07, 332/07, 1.908/07), durante audiência pública conjunta realizada pelas comissões de Comunicação e Desenvolvimento Econômico nesta quinta, 13, na Câmara. Com presença de Jorge Bittar (PT/SP) e Wellington Fagundes (PR/MT) (relatores dos projetos em cada uma das comissões, respectivamente), e ainda João Maia (PR/RN, autor do PL 1908/07) e de Paulo Teixeira (PT/SP) e Walter Pinheiro (PT/BA), autores do PL 332/07, alguns detalhes do que deve estar presente no texto final que substituirá os quatro projetos começaram a ficar mais claros. Bittar repetiu o que já havia colocado a este noticiário: quer cotas de produção nacional e regional, não só para o conjunto de canais de uma empresa de TV por assinatura, mas também para cada canal individualmente, que terá uma cota menor. Disse ainda que o substitutivo excluirá totalmente a radiodifusão e que substituirá a Lei do Cabo, aproveitando aspectos positivos da legislação atual, como os canais obrigatórios. "Queremos um serviço neutro em relação às redes", disse Bittar.
Para o deputado, é possível pensar no futuro em ter uma única agência (que englobaria as funções da Anatel e da Ancine) "mas agora precisamos ter uma delimitação de fronteiras". Ele disse ainda que alguns pontos das definições da legislação do audiovisual podem ser aperfeiçoados, mas que o que trata dos conteúdos já está regulamentado e não há muito a avançar, salvo a questão das cotas. "Admitiu-se nesta audiência a possibilidade de criar uma pequena taxa para a produção de conteúdo. Queria discutir mais a possibilidade de criação desse fundo. Se trabalharmos com o conceito de cotas, é importante que os produtores de fato tenham acesso a recursos", disse.

Chegando depois

Notícias relacionadas

Já o deputado João Maia aproveitou para detalhar o seu projeto, que começou a tramitar há pouco mais de uma semana. "A vantagem do meu projeto é que pude analisar os projetos anteriores e focá-lo em um ponto. A desvantagem é que ele está ainda pouco conhecido", disse. "Procurei fazer um projeto que trate apenas do serviço de comunicação de massa, definindo comunicação social e mantendo as definições de conteúdo eletrônico brasileiro usadas pela Ancine e as definições de Internet da Anatel". "Fiz o projeto porque estudei com amigos solidários e que me mostram que os benefícios da Lei Geral das Telecomunicações não se estenderam à TV por assinatura. Os números da TV por assinatura são acanhados. E mais grave do que isso é a evolução do preço do pacote básico, que passou de R$ 43 para R$ 51 entre 2003 e 2006".
Para o deputado, não se assegura controle do conteúdo nacional com controle de capital. "O que tem que ser assegurado é o espaço ao conteúdo nacional". A questão do capital, diz Maia, é irrelevante para a distribuição, mas fundamental para a produção.
Paulo Teixeira disse que esta discussão "é um grande momento da vida brasileira ao ajudar o país a pensar um novo tempo das comunicações". Ele defende uma indústria forte de conteúdo. "E temos que debater a questão da concentração econômica, com jogadores tão poderosos".
Walter Pinheiro vai na mesma linha: "É impossível tratar a diversidade com o processo de concentração. Falo de diversidade cultural, diversidade para a veiculação e propagação. Temos que abrir a questão da capilaridade de redes, do unbundling".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!