A maior beneficiada com uma possível venda da TIM no Brasil seria a Vivo. Essa é a opinião de um relatório da Merrill Lynch. Segundo o analista Maurício Fernandes, que assina o documento, um player a menos mudará a dinâmica de competição do mercado e possibilitará que a Vivo melhore sua margem Ebitda no longo prazo, podendo chegar próximo a 40%. Ou seja: compradora ou não da TIM, a Vivo sai ganhando com a venda da concorrente.
O analista considera pouco provável que alguma empresa que não atue no País se interesse pela TIM. Os compradores mais prováveis são mesmo a Telefônica e o conglomerado de empresas controladas pelo empresário Carlos Slim, o que inclui Telmex e América Movil.
BrT
Fonte próxima à Brasil Telecom negou que a empresa esteja oficialmente interessada em comprar a TIM. Mas ressaltou que operadora avaliará quaisquer ativos em sua região que possam agregar valor à companhia. A Brasil Telecom tem R$ 3 bilhões em caixa, mas isso não significa que estaria disposta a gastar isso tudo com aquisições, disse a fonte.