A Pantech investiu cerca de R$ 10 milhões no Brasil este ano em preparativos para se adequar ao modelo de venda direta de aparelhos para o varejo ? tendência que tem ganho força no mercado brasileiro por incentivo de algumas operadoras, como Oi e TIM. ?Precisamos investir em pessoal, brindes, incentivo a vendas, ações promocionais etc?, listou o diretor de marketing e vendas da Pantech no Brasil, Bruno Lee.
De acordo com o executivo, as vendas diretas ao varejo devem representar cerca de 10% do total da Pantech no País neste ano. Para 2007, a expectativa de Lee é de que este percentual suba para algo entre 20% e 25%. ?Com a exceção das Casas Bahia, todos os outros grandes varejistas já trabalham com venda direta?, disse o executivo.
A venda direta para o varejo é algo recente no Brasil, mas não na Europa. Lá, quase metade dos aparelhos são vendidos diretamente para os varejistas, estima Lee. A mudança é estimulada pelas operadoras quando o mercado começa a dar sinais de saturação. Em paralelo, é reduzido o gasto com subsídio de aparelhos, melhorando a performance financeira das teles, que passam a concentrar mais esforços na venda dos serviços em si.
A Pantech aposta especialmente em aparelhos de gama média. ?Na gama baixa o fabricante gasta muito dinheiro. E na gama alta, se sua marca não é conhecida o consumidor não compra?, explica o diretor. A empresa oferece hoje no País cinco modelos GSM e três CDMA. Todos são fabricados pela Celestica, no interior de São Paulo.