A TIM anunciou nesta quarta-feira, 13, o lançamento da AI Academy, sua plataforma de educação que visa capacitar cerca de 10 mil colaboradores em Inteligência Artificial (IA). A iniciativa foi desenvolvida com empresas de tecnologia e do setor educacional, a exemplo de Exame, FIAP, Alura, Google e Microsoft.
Segundo a operadora, a academia oferecerá uma jornada de aprendizagem multiformatos em temas comportamentais e técnicos, visando o uso da tecnologia para alavancar os desafios do negócio. Essas jornadas incluem cursos online, lives, workshops, e ações práticas e imersivas, como o HackaTIM e bootcamps, para profissionais desde os times técnicos de engenharia e tecnologia, até os atendentes das lojas e executivos.
Segundo Maria Antonietta Russo, vice-presidente de recursos humanos da TIM, a iniciativa é importante para garantir o desenvolvimento dos colaboradores no novo contexto da economia digital.
"Estamos sendo protagonistas em oferecer programas de qualificação, como a Data e a Agile Academy, lançadas nos últimos meses, e agora a AI Academy, que chega para preparar nossos colaboradores em habilidades técnicas e comportamentais essenciais para as transformações que a inteligência artificial vai gerar no mundo do trabalho e na sociedade", diz a executiva.
"É uma iniciativa importante para capacitar nossos colaboradores a interagir com as principais tecnologias de mercado e estimular o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais nesse novo cenário que se desenha, onde a AI atua de fato como um copiloto do humano, permitindo que as pessoas se dediquem a atividades que demandam maior criatividade e engajamento entre elas", completa a CIO da TIM, Auana Mattar.