Abranet defende adiamento de adesão obrigatória ao Pix

Em comunicado emitido nesta quinta-feira, 13, a Associação Brasileira de Internet (Abranet) defendeu que a adesão obrigatória à plataforma de pagamentos instantâneos Pix, criada pela Banco Central, seja adiada até agosto de 2021. A proposta da entidade é que até lá, adesões possam ser feitas de forma opcional.

Instituído oficialmente nesta última quarta-feira, 12, o Pix é de participação obrigatória para as instituições financeiras e de pagamento autorizadas a funcionar pelo Banco Central e com mais de 500 mil contas de clientes ativas, consideradas as contas de depósito à vista, as contas de depósito de poupança e as contas de pagamento pré-pagas.

Segundo a Abranet, as empresas de meios de pagamentos associadas "estão em pleno trabalho de adesão, mas entendem que esta imposição do regulador pela adesão contraria a mensagem de construção colaborativa e, acima de tudo, pode ser prejudicial ao projeto como um todo e aos usuários".

Notícias relacionadas

Nesse sentido, a entidade defende que a dilatação do prazo permitirá que a plataforma e as instituições de mercado sejam melhor testadas "para se evitar problemas sérios para seus usuários, segundo as regras de segurança e prevenção de fraudes".

Como pontuado por TELETIME nesta quarta-feira, as operadoras de telecom também devem participar do Pix, mas inicialmente como recebedoras dentro da plataforma.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!