Anatel avalia adoção de chatbot para atendimento ao consumidor

(Matéria originalmente publicada no Mobile Time) A Anatel pretende ter um assistente virtual inteligente para o atendimento online aos cidadãos. A agência reguladora lançou uma RFI ("request for information") na qual descreve os objetivos e os requisitos técnicos do projeto, solicitando que fornecedores respondam sobre a capacidade de atendê-los. A Anatel quer também adotar um sistema de monitoramento automatizado das redes sociais, projeto incluído na mesma RFI – atualmente esse monitoramento é feito de forma manual. O prazo para encaminhamento de respostas é até 27 de agosto.

No documento, a agência explica que utiliza um sistema de CRM desenvolvido por sua própria equipe de TI há 14 anos e que chegou a hora de modernizá-lo. Com o chatbot, o objetivo é otimizar o atendimento do consumidor, especialmente para perguntas frequentes, diminuindo o volume de trabalho para os atendentes humanos, que poderão focar na resolução de chamados mais complexos.

A Anatel quer um assistente virtual inteligente que opere com processamento de linguagem natural. Caberá à equipe técnica do fornecedor o trabalho de aperfeiçoamento contínuo do vocabulário do robô. Além disso, o chatbot precisa estar preparado para o uso futuro de voz, sendo capaz de converter suas mensagens de texto para áudio.

Notícias relacionadas

A ideia é que o bot esteja disponível em três canais: no aplicativo móvel Anatel Consumidor (Android, iOS); no portal web da Anatel para atendimento ao consumidor; e no sistema de atendimento da agência. Também é necessário que seja capaz de atuar em SMS e Facebook. A solução precisa ser capaz de se integrar aos sistemas legados da Anatel por meio de APIs.

Embora o ponto de partida seja o atendimento ao cidadão, a Anatel deixa claro que a atuação do assistente poderá ser expandida para outras áreas: "Cabe ressaltar que a tecnologia adotada poderá beneficiar outros setores da agência, como por exemplo a área responsável pela concessão de outorga a prestadores de serviço de telecomunicações, entre outras", informa no documento da RFI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!