Infovia que conecta Macapá a Santarém (PA) por fibra óptica inicia operações

A Infovia 00, projeto-piloto de backbone do Programa Norte Conectado e que faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), já está operacional. A instalação dos equipamentos foi concluída em junho e logo na primeira semana de julho o Ibama concedeu a licença ambiental para a operação, informou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Implantada pela RNP, a rede de transporte conecta a capital Macapá à cidade de Santarém (PA), com aberturas nos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Alenquer, todos localizados às margens do Rio Amazonas. São 770 km de cabo de fibra óptica subfluvial, com capacidade para levar Internet de alta velocidade a cerca de 1 milhão de habitantes da região.

Operação

Notícias relacionadas

A operação e a manutenção ficarão a cargo de um Operador Neutro na forma de um consórcio que conta, atualmente, com seis empresas – entre operadoras e provedores. O consórcio compartilhará essa infraestrutura, visando maior oferta de serviços de telecomunicações à região.

Outras empresas poderão integrar o consórcio e fazer uso dessa infraestrutura. Em agosto, a RNP reabrirá o processo para novos participantes. "Espera-se que, com tantas empresas fazendo uso dessa infraestrutura óptica, a qualidade melhore significativamente por ser fibra óptica; e os preços caiam também significativamente, por ter vários competidores ofertando serviços para a população da região", afirmou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.

Infovia 01 está prevista para março de 2023

Após a entrada em operação da Infovia 00, a próxima a ser finalizada é a Infovia 01, que liga Manaus a Santarém. Desta vez, a implantação está sendo feita pela empresa entidade administradora da digitalização da TV – a EAD, cujo nome fantasia é Seja Digital. A previsão é de finalizar o projeto em março de 2023.

A RNP, como membro do Comitê Gestor, foi convocada para estruturar o consórcio aberto para o Operador Neutro da nova infovia, a partir do modelo utilizado no projeto-piloto. Segundo a organização, o processo de qualificação de operadoras e provedores interessados em compartilhar a infraestrutura da infovia deverá ser lançado em agosto.

Para aprimorar esse modelo, a RNP diz que submeteu à consulta pública o Termo de Referência que estabelece as condições para qualificação de operadoras e provedores potencialmente usuários da Infovia 01 (Manaus-Santarém). A consulta foi aberta na última terça-feira, 12, e vai até 29 de julho. O documento para chamar o mercado a dar suas contribuições pode ser acessado aqui. A RNP promoverá ainda um workshop virtual na próxima terça-feira, 19, das 10h às 12h, com transmissão pelo serviço de Conferência Web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!