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5G e financiamento farão diferença na banda larga, afirma dona da Claro

Diante de um cenário competitivo acirrado no mercado de banda larga fixa, a América Móvil (controladora da Claro) acredita que o 5G e o acesso a financiamento farão diferença no segmento durante os próximos anos.

Em teleconferência sobre os resultados no segundo trimestre nesta quarta-feira, 13, a perspectiva foi abordada pelo comando do grupo mexicano. No caso do FWA (banda larga fixa sem fio a partir do 5G), o lançamento do serviço no Brasil nos próximos meses foi confirmado pela dona da Claro.

A aposta será concomitante à expansão da rede de fibra óptica da empresa e servirá como “alternativa” para novos acessos fixos. O FWA já estava no radar da Claro, que realizou demonstração da tecnologia em evento recente sobre a ativação do 5G (ao lado da parceira Intelbras).

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O entendimento é que a diversificação de tecnologias servirá como diferencial competitivo na banda larga, bem como a oferta de demais serviços como TV paga e telefonia móvel, que permitem a criação de combos. Outra vantagem que a Claro teria sobre provedores regionais em um “mercado difícil” de Internet fixa é o acesso à capital.

Temos todos os serviços e acesso a financiamento”, afirmou o CEO da AMX, Daniel Hajj, nesta quarta-feira. “Eu acredito que será bem diferente o que [os ISPs] começaram a fazer há três ou quatro anos e o que eles vão fazer nos próximos três anos. O financiamento será um diferencial”, completou.

No segundo trimestre, a Claro chegou com redes FTTH em 24 cidades, além de apostar na sobreposição da tecnologia com o cabo em outras 11. A líder do mercado nacional de banda larga tem fibra até a residência em 250 municípios.

ICMS

O teto para cobrança do ICMS em serviços essenciais como telecom também foi lembrado na call da AMX, que confirmou o planejamento da Claro de repassar a redução para consumidores.

A diminuição do imposto é vista pela empresa mexicana como oportunidade de aumentar o share of wallet de clientes com telecom (ou a parcela do orçamento investida em um serviço). Ao pagar menos ICMS, a AMX entende que consumidores poderão contratar ofertas “com mais dados e mais megas”, ampliando o consumo de pacotes.

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