Três quartos das operadoras querem ofertar segurança junto à rede privativa

Foto: Pixabay

Mais de três quartos (77%) das operadoras pretendem incluir serviços de segurança cibernética em suas ofertas de redes privativas, apontou pesquisa global realizada pela GSMA Intelligence e a Trend Micro.

O levantamento ouviu 100 tomadores de decisão em operadoras de telecom. Entre elas, 81% já oferecem serviços 5G e 68%, redes privativas, com o restante planejando tal passo até 2025. Em paralelo, 88% têm serviços de segurança no portfólio ou pretendem adotá-los dentro de dois anos; na edição de 2020 da pesquisa, 85% das teles atuavam na área.

"[Já] 77% das operadoras estão planejando oferecer segurança como parte de sua solução de rede privada. Eles olham para a área como uma grande oportunidade para geração de receita, prevendo que 20% da receita 5G venha da segurança", apontou o braço de pesquisas da GSMA.

Notícias relacionadas

O relatório, contudo, coloca em xeque a capacidade do setor de lidar com demandas mais complexas de clientes corporativos. Em 48% das operadoras ouvidas, a falta de conhecimento e ferramentas em segurança surgiu como principal desafio na oferta de serviços 5G.

Em seguida aparecem obstáculos como riscos à privacidade (47%), vulnerabilidades na virtualização de redes (41%), uma gama limitada de profissionais qualificados (39%), maior superfície de ataques (32%) e roaming (29%).

Parcerias

Neste sentido, o relatório aponta que parcerias serão necessárias na construção de ofertas completas para redes privativas. "Como a rota de M&A está disponível apenas para algumas operadoras que têm a musculatura financeira, entrar em acordos de colaboração e revenda é uma alternativa".

Provedores de TI e nuvem estariam saindo na frente nesta corrida, sendo lembrados como parceiro preferencial por 51% das teles. Já firmas especializadas em segurança foram citadas por apenas 22%.

"Empresas tendem a trabalhar com quem já conhecem e estão familiarizadas com ambientes como AWS e Azure. Apesar de terem fortes credenciais e serem concorrentes menos diretos, os fornecedores de segurança não estão na mente das operadoras
para fornecer segurança às redes privadas", pontuou a pesquisa.

Existiriam, contudo, oportunidades. Entre elas, a oferta de serviços para infraestrutura de edge computing e endpoints. Segundo o relatório da GSMA e da Trend Micro, hoje apenas 18% das operadoras contam com soluções de segurança para essas verticais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!