Empresas automotivas e de telecomunicações formam parcerias para tecnologia de carros conectados

A Huawei e a fabricante automotiva alemã Audi assinaram um memorando de entendimento (MoU) para o desenvolvimento de carros conectados. De acordo com a fornecedora chinesa nesta sexta-feira, 13, o acordo foi assinado nesta semana e prevê a colaboração para o avanço de tecnologias de condução remota e serviços conectados. As duas empresas trabalharão juntas em programas de capacitação profissional nesse âmbito.

As companhias formam a organização 5G Automotive Association (5GAA), que realiza testes e demonstrações em vários países como Alemanha e China e com foco na conexão estável e de alta qualidade. No ano passado, a fabricante implantou em vias públicas chinesas a tecnologia LTE-V, um padrão de conecta o carro a sistemas de semáforos e monitoramento de vídeo nos cruzamentos.

Também nesta semana, a norte-americana Ford, a francesa PSA (controladora da marca Peugeot) e a alemã BMW, em parceria com a 5GAA e a norte-americana Qualcomm, fizeram o que afirmam ser a primeira demonstração da tecnologia de comunicação entre veículos (C-V2X), baseada em padrão do 3GPP e usando compatibilidade com 5G, entre carros de diferentes fabricantes. O evento ocorreu em Paris e incluiu carros de passeio, motocicletas e a infraestrutura viária. A Qualcomm forneceu o chipset 9150 C-V2X, enquanto o software e aplicativo do padrão foram fornecidos pela empresa de infraestrutura Savari.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!