A Huawei e a fabricante automotiva alemã Audi assinaram um memorando de entendimento (MoU) para o desenvolvimento de carros conectados. De acordo com a fornecedora chinesa nesta sexta-feira, 13, o acordo foi assinado nesta semana e prevê a colaboração para o avanço de tecnologias de condução remota e serviços conectados. As duas empresas trabalharão juntas em programas de capacitação profissional nesse âmbito.
As companhias formam a organização 5G Automotive Association (5GAA), que realiza testes e demonstrações em vários países como Alemanha e China e com foco na conexão estável e de alta qualidade. No ano passado, a fabricante implantou em vias públicas chinesas a tecnologia LTE-V, um padrão de conecta o carro a sistemas de semáforos e monitoramento de vídeo nos cruzamentos.
Também nesta semana, a norte-americana Ford, a francesa PSA (controladora da marca Peugeot) e a alemã BMW, em parceria com a 5GAA e a norte-americana Qualcomm, fizeram o que afirmam ser a primeira demonstração da tecnologia de comunicação entre veículos (C-V2X), baseada em padrão do 3GPP e usando compatibilidade com 5G, entre carros de diferentes fabricantes. O evento ocorreu em Paris e incluiu carros de passeio, motocicletas e a infraestrutura viária. A Qualcomm forneceu o chipset 9150 C-V2X, enquanto o software e aplicativo do padrão foram fornecidos pela empresa de infraestrutura Savari.