Anatel quer implantar novo índice de atendimento para o cabo

Uma surpresa do caderno de habilitação para licenças de TV por assinatura deve ser benéfica aos novos operadores. A agência pretende alterar o sistema de cálculo do compromisso de atendimento pelas empresas de cabo, tornando a métrica mais flexível com relação às diferentes realidades encontradas em cada município. Iniicalmente, a porposta era para que em 96 meses, 100% dos domicílios estivessem cobertos. Agora, a regra levará em conta as condições econômicas de cada cidade.
No "Roteiro para Obtenção de Outorga do Serviço de TV a Cabo" produzido pela Anatel – vulgarmente chamado de Caderno de Habilitação – a área técnica sinaliza com a novidade no Anexo IV da proposta. Nele, a agência apresenta a nova fórmula de cálculo do Índice de Atendimento (IA), que passará a levar em conta as diferentes faixas de renda da população como fatores de ponderação da meta a ser atingida pela futura operadora.
Na prática, assinantes com maior poder aquisitivo terão um peso maior na contabilização do percentual a ser atingido pelas operadoras. Assim, quanto maior o número de clientes que a operadora tiver nas classes A e B, por exemplo, mais rapidamente ela atingirá o Índice de Atendimento estipulado pela agência reguladora. O mecanismo de ponderação sugerido pela Anatel estabelece os seguintes "pesos" para as classes de rendimento da população: Classe A – 100%; Classe B – 80%; Classe C – 60%; e Classes D e E – 50%. Esses percentuais funcionam como multiplicadores do percentual de atendimento para cada uma das classes na fórmula de cálculo do índice.

Notícias relacionadas
A regra em vigor estipula que as operadoras atendam 100% do município, sem considerar essas diferenças de renda. Com o novo sistema, a empresa acabará sendo "beneficiada" com os investimentos naturais em áreas mais rentáveis do município já que os clientes das classes mais altas contam mais pontos no índice de atendimento a ser atingido.
Documentos
Tirando essa mudança, o caderno de habilitação segue à risca as regras já aplicadas para a apresentação de pedidos de outorgas no cabo. As empresas continuam tendo que apresentar uma série de documentos técnicos e jurídicos para comprovar que atendem os requisitos legais e regulatórios para ser uma operadora de TV por assinatura. O documento mais importante continua sendo o projeto técnico, onde as candidatas a uma outorga devem demonstrar o modelo de negócios que pretendem executar.
Um detalhe importante do caderno produzido pela Anatel, e que deve ser apresentado às empresas ainda nesta semana, é a ausência da aguardada Minuta do Contrato de Concessão. A agência optou por incorporar itens do contrato no caderno ao invés de apresentar uma minuta propriamente dita. Essa escolha pode evitar constrangimentos futuros, já que a contrato ainda precisa passar por consulta pública, o que não tem data prevista para ocorrer.
Caso a agência colocasse o contrato no caderno, ela estaria "antecipando" um documento às empresas que não passou pelo crivo da sociedade antecipadamente, como manda a Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Mesmo sem a minuta, pontos cruciais já estão no caderno, como a confirmação de que o preço a ser cobrado pelas outorgas será mesmo o custo administrativo de R$ 9 mil. Ainda assim, a Anatel se resguardou, ponderando que esse preço pode ser alterado no contrato que ainda será apresentado ao público na consulta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!