ZTE aposta em ringback tones no Brasil

Há alguns anos, em razão do estrondoso sucesso na Ásia, tenta-se trazer para o Brasil o serviço de ringback tones, que consiste em trocar o sinal de chamada escutado por quem realiza a ligação por uma música escolhida pelo dono do número de destino. Com a exceção de um teste realizado pela Oi durante alguns meses, nenhuma outra operadora brasileira demonstrou maior interesse por tal serviço. A chinesa ZTE, contudo, está disposta a mudar esse cenário. Os ringback tones são o SVA de maior sucesso na China: praticamente todos os 450 milhões de assinantes da China Mobile utilizam o serviço, afirma o vice-presidente mundial da ZTE responsável pela área de SVA, Lu Abin. Segundo o executivo, o que falta no Brasil seria a adoção de uma oferta mais agressiva como faz a China Mobile: todo novo assinante ganha o direito de usar ringback tones de graça por três meses. Depois, é cobrada uma assinatura mensal barata, da ordem de R$ 1,50.
Abin está no Brasil esta semana para realizar um workshop sobre SVA para potenciais clientes. O segmento é tido como uma prioridade dentro da empresa. No primeiro semestre, a receita da ZTE com SVA cresceu 40% em relação ao mesmo período do ano passado. O Brasil, por sua vez, é entendido pela companhia como o principal mercado da América Latina. "Na China Mobile, SVA representa 30% da receita. Nas operadoras brasileiras ainda é menos de 15%. Há grande espaço para crescermos", afirmou Abin.
Outro serviço que faz sucesso na China e que no Brasil ainda não se popularizou é a assinatura de conteúdo via mensagem multimídia (MMS). Abin calcula que entre 80 milhões e 90 milhões de chineses recebam diariamente em seus celulares conteúdo de jornais locais via MMS.

Notícias relacionadas
A ZTE não tem apenas a plataforma de ringback tones e de MMS em seu portfólio de SVA, mas diversos outros serviços. Recentemente desenvolveu uma plataforma de mobile advertising que já é utilizada por China Mobile e China Unicom. No Brasil, a Vivo adotou sua plataforma de mensagem de voz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!