WiMAX adiciona 400 mil novos assinantes no primeiro trimestre de 2009

No primeiro trimestre de 2009 foram adicionados 400 mil novos usuários de WiMAX (incluindo as operações em faixas não licenciadas), um crescimento de 13% em relação ao último trimestre de 2008 e 75% na comparação com o primeiro trimestre de 2008.
Os dados fazem parte de uma pesquisa trimestral divulgada pela consultoria Maraveds, que mostra que no mesmo período foram adicionados 50 milhões de novos usuários em 3G. A pesquisa mostra também que 37% das operadoras consideram o LTE como melhor opção disponível hoje para resolver o problema de mais velocidade de banda. Entretanto, 15% delas acreditam que o LTE dará flexibilidade adicional para usar diferentes bandas de espectro.
A crise financeira tem preocupado as operadoras de WiMAX, especialmente a Cleawire dos EUA – hoje a maior operação comercial – teve que rever seus planos de expansão. "2008 foi um ano difícil para WiMAX e em 2009 a queda continua, e as operadoras olham cuidadosamente suas carteiras para sobreviver", afirma, em nota, Cintia Garza, co-autora do estudo. Das 30 operadoras móveis que se comprometeram com o LTE, o que corresponde a 1,1 bilhão de assinantes, o estudo mostra que 447 milhões pertencem à China Mobile – que, portanto, já são servidos com GSM e HSPA.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!