Japão e China à frente da Europa na corrida para LTE

Enquanto as operadoras europeias parecem dispostas a esperar um pouco mais para lançar suas redes LTE, a chegada dessa tecnologia promete acontecer antes na Ásia, avalia o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). Por motivos diversos, a japonesa NTT DoCoMo e a chinesa China Mobile se apressam para entrar na chamada quarta geração (4G).
A DoCoMo garantiu recentemente que está firme em seus planos de lançar LTE no ano que vem. A operadora japonesa foi a primeira em seu país a lançar 3G, oito anos atrás, com uma tecnologia pré-WCDMA chamada Foma e que hoje representa 91% de sua base de assinantes. O problema é que sua rede está obsoleta em relação à dos concorrentes. Além disso, o uso de um padrão diferente de 3G fez a DoCoMo se tornar dependente de fabricantes japoneses de terminais, o que tirou um pouco de sua competitividade, em razão da relativamente pequena escala de produção. Por fim, a DoCoMo está pressionada por concorrentes como a UQ, que lançou uma rede de banda larga móvel com tecnologia WiMAX.
A China Mobile, por sua vez, já realiza desde o começo do ano testes internos com uma versão TDD do LTE. Os testes externos devem ter início em breve com quatro fabricantes chineses (Huawei, ZTE, Datang e Potevio) e dois ocidentais (Ericsson e Nokia Siemens). Na análise do site Rethink Wireless, apesar do caminho chinês ser a versão TDD do LTE, esta ainda teria mais escala que a atual opção 3G do país, o TD-SCDMA. A falta de escala global dessa tecnologia seria, na opinião do site, uma das razões para a China Mobile estar acelerando os testes com 4G.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!