A Human, pequena empresa de Porto Alegre especializada mobile marketing, acredita que a quantidade de promoções envolvendo a interatividade via telefone celular crescerá bastante este ano. Hoje, cerca de 90% da receita da Human advém da venda de aplicações de SMS para o mercado corporativo, como, por exemplo, serviço de envio de mensagens de texto para grupos de clientes pré-cadastrados ou para força de vendas. Apenas 10% do faturamento da empresa é proveniente de promoções e campanhas de mobile marketing propriamente ditas. Essa proporção, contudo, irá mudar em breve. ?Até o final do ano que vem, esperamos que as promoções de mobile marketing representem 40% da nossa receita?, afirmou Victor Knewitz, sócio-diretor da Human. A receita da companhia em 2006 deve ser dez vezes maior que no ano passado. Mas é preciso levar em conta que a Human é uma empresa recém criada, fundada há apenas 1,5 ano. Por enquanto Knewitz prefere não divulgar números absolutos.
Entre seus clientes de aplicações corporativas, estão a Amil e a Peugeot. A empresa de planos de saúde usa um serviço da Human para se comunicar via SMS com seus corretores. A fabricante de automóveis, por sua vez, utiliza a mesma aplicação para envio de informações sobre o trânsito em São Paulo para clientes que compraram carros da Peugeot na capital paulista e solicitaram esse serviço. Para essas aplicações de envio de mensagens de texto a Human tem um gateway de SMS conectacdo a todas as operadoras celulares.
Na área de promoções em mobile marketing, a Human fez recentemente uma ação para o festival Skol Beats que consistia em uma votação via SMS para escolha do DJ favorito dentre os que tocaram na festa. ?Estamos trabalhando no momento com esboços de várias outras ações que devem acontecer somente no final do ano?, disse o executivo, sem poder revelar os nomes das marcas para as quais está trabalhando. Como principal obstáculo para o desenvolvimento de ações de mobile marketing no País, Knewitz reclama da lentidão das operadoras na análise dos projetos. Isso, contudo, não tira o entusiasmo da Human, que pretende até dezembro abrir um escritório em São Paulo e contratar um representante no Rio de Janeiro.
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