A Vrio, grupo controlador da Sky e da DirecTV na América Latina, anunciou nesta quinta-feira, 13, um acordo com a Amazon para oferecer acesso à Internet via satélite em sete países da América do Sul por meio do serviço Kuiper.
A rede de satélites de baixa órbita terrestre (LEO) da Kuiper deve começar a ser lançada ainda este ano, será composta por milhares de satélites e a expectativa é que entre em operação efetivamente em 2025.
A ideia da Vrio é usar rede do Kuiper para disponibilizar conexão de banda larga a clientes residenciais em países como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, tarefa que ficará a cargo de suas empresas – Sky ou DirecTV.
O objetivo é levar Internet a áreas remotas e a nível nacional em cada país a preços acessíveis, sobretudo em locais de acesso difícil com fibra ou rede fixa sem fio, por conta da necessidade de infraestrutura.
"Esse acordo trará novas opções de conectividade à Internet de alta velocidade e a preços acessíveis, para uma área com uma população total de aproximadamente 383 milhões de pessoas, incluindo aproximadamente 200 milhões de pessoas que o Banco Mundial estima que ainda não estejam conectadas à Internet", indica comunicado da dupla.
Distribuição
"A missão do Projeto Kuiper é levar banda larga rápida e acessível a áreas tradicionalmente de difícil acesso", diz Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia e líder do Projeto Kuiper na Amazon, em nota.
"Nossa rede tem capacidade e flexibilidade para atender a dezenas de milhões de clientes em todo o mundo, e esse acordo de distribuição com a Vrio faz parte do nosso compromisso de trabalhar com provedores regionais que compartilham essa visão."
"Essa aliança com o Projeto Kuiper está alinhada com nossa estratégia de ampliar nossos serviços em toda a América do Sul e continua a nos definir como líder regional em informação, entretenimento digital, conectividade e em promover inovação. Estamos preocupados em reduzir a lacuna tecnológica e, mais ainda, a exclusão digital para nossas futuras gerações", completou Darío Werthein, presidente da Vrio Corp.
A constelação
A Kuiper tem desde 2022 licença para operar no Brasil, com constelação que deve chegar a 3,2 mil satélites de baixa órbita, quando completa.
Em 2023, a companhia lançou seus primeiros protótipos de satélites (que foram inclusive objeto de testes recentes de retirada de órbita), além de ter uma esteira para construção de novos artefatos e uma série de lançamentos contratados. Há expectativa de serviços lançamentos comerciais do Projeto Kuiper ainda 2024, mas em fase bate. (Colaborou Henrique Julião)