Sky vai oferecer banda larga da Amazon

Foto: Amazon

A Vrio, grupo controlador da Sky e da DirecTV na América Latina, anunciou nesta quinta-feira, 13, um acordo com a Amazon para oferecer acesso à Internet via satélite em sete países da América do Sul por meio do serviço Kuiper.

A rede de satélites de baixa órbita terrestre (LEO) da Kuiper deve começar a ser lançada ainda este ano, será composta por milhares de satélites e a expectativa é que entre em operação efetivamente em 2025.

A ideia da Vrio é usar rede do Kuiper para disponibilizar conexão de banda larga a clientes residenciais em países como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, tarefa que ficará a cargo de suas empresas – Sky ou DirecTV.

Notícias relacionadas

O objetivo é levar Internet a áreas remotas e a nível nacional em cada país a preços acessíveis, sobretudo em locais de acesso difícil com fibra ou rede fixa sem fio, por conta da necessidade de infraestrutura. 

"Esse acordo trará novas opções de conectividade à Internet de alta velocidade e a preços acessíveis, para uma área com uma população total de aproximadamente 383 milhões de pessoas, incluindo aproximadamente 200 milhões de pessoas que o Banco Mundial estima que ainda não estejam conectadas à Internet", indica comunicado da dupla.

Distribuição

"A missão do Projeto Kuiper é levar banda larga rápida e acessível a áreas tradicionalmente de difícil acesso", diz Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia e líder do Projeto Kuiper na Amazon, em nota.

Da esquerda para direita – Rajeev Badyal, Darío Werthein e Panos Panay.

"Nossa rede tem capacidade e flexibilidade para atender a dezenas de milhões de clientes em todo o mundo, e esse acordo de distribuição com a Vrio faz parte do nosso compromisso de trabalhar com provedores regionais que compartilham essa visão." 

"Essa aliança com o Projeto Kuiper está alinhada com nossa estratégia de ampliar nossos serviços em toda a América do Sul e continua a nos definir como líder regional em informação, entretenimento digital, conectividade e em promover inovação. Estamos preocupados em reduzir a lacuna tecnológica e, mais ainda, a exclusão digital para nossas futuras gerações", completou Darío Werthein, presidente da Vrio Corp.

A constelação

A Kuiper tem desde 2022 licença para operar no Brasil, com constelação que deve chegar a 3,2 mil satélites de baixa órbita, quando completa.

Em 2023, a companhia lançou seus primeiros protótipos de satélites (que foram inclusive objeto de testes recentes de retirada de órbita), além de ter uma esteira para construção de novos artefatos e uma série de lançamentos contratados. Há expectativa de serviços lançamentos comerciais do Projeto Kuiper ainda 2024, mas em fase bate. (Colaborou Henrique Julião)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!