Anatel coloca em consulta novo regulamento de femtocell

O conselho da Anatel aprovou na reunião desta quinta-feira 13, a consulta pública sobre a proposta de reavaliação da regulamentação sobre o uso de femtocélulas, (pequenas estações de até 1 Watt de potência), utilizadas para reforço dos sinais de 3G e 4G. Segundo o conselheiro-relator, Moisés Moreira, a proposta visa retirar algumas restrições estabelecidas pelo Conselho Diretor no passado. Uma das alterações abre a possibilidade de instalação do equipamento pelo usuário. Atualmente, a operação é restrita às operadoras. As sugestões serão recebidas pelo período de 30 dias.

Moreira também informa que a proposta abre a possibilidade de atendimento de obrigações de cobertura por meio do equipamento, mas sem prejuízo às demais responsabilidades previstas na regulamentação. "A estimativa é de que 1,2 mil femtocélulas estejam em operação no país", comentou. A perspectiva é de até o ano 2025, 70 milhões de aparelhos estejam em operação no mundo. As femtocélulas são consideradas essenciais para a cobertura de redes 5G.

Na visão do presidente da agência, Leonardo Euler de Morais, a reavaliação da regulamentação representa um passo significativo no processo de simplificação da regulamento e redução das barreiras regulatórias. "O uso de femtocélulas no Brasil foi regulamentado pela Anatel no ano de 2013. Naquele momento, o Conselho Diretor julgou prudente impor algumas limitações regulatórias ao modelo de comercialização dos dispositivos, a fim de que a tecnologia fosse introduzida de forma gradual e controlada. Após alguns anos, sem que se tenha notícia de incidentes de qualquer natureza, este Conselho submete à Consulta Pública um novo conjunto de regras para a utilização dos equipamentos em um cenário de maior liberdade de comercialização", comentou.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!