FCC pede esclarecimentos à Netflix, Comcast e Verizon

Diante da guerra pública entre a Netflix e as operadoras norte-americanas, especialmente a Comcast e a Verizon, a agência reguladora das comunicações dos EUA, a Federal Communications Commission (FCC), decidiu tomar uma atitude. O chairman da entidade, Tom Wheeler, publicou nesta sexta, 13, uma declaração afirmando que está pedindo informações e esclarecimentos de provedores de Internet (ISPs) e de conteúdo, incluindo os contratos de privilégio de tráfego entre a over-the-top (OTT) e as teles.

Notícias relacionadas
"Para ser claro, o que estamos fazendo neste momento é coletar informações, não estamos regulando", afirmou Wheeler no documento. "A questão é que os consumidores precisam entender o que está ocorrendo quando o serviço de Internet pelo qual eles pagaram não entrega adequadamente o conteúdo que eles desejam, especialmente o conteúdo pelo qual eles também pagaram." O chairman diz que ele próprio não tem tido uma boa experiência com serviços como Hulu, Netflix e Amazon. "Eu tenho experimentado esses problemas e sei o quão frustrante pode ser", declara.

Wheeler também cita a proposta de regulação Open Internet, que está atualmente em consulta pública nos Estados Unidos. Segundo ele, a nova regra poderia proibir o bloqueio de conteúdo ou a degradação do acesso a esse conteúdo. Na prática, a neutralidade de rede fica à critério de avaliações da própria FCC.

Em comunicado emitido pela vice-presidente de comunicação governamental e regulatória, Sena Fitzmaurice, a Comcast afirma que a ação do chairman da FCC é bem-vinda. "A troca de tráfego de Internet no backbone é parte que garante que os bits trafeguem livre e eficientemente e todos os atores desse sistema têm uma responsabilidade compartilhada de preservar o funcionamento suave e um mercado de interconexão de backbone altamente competitivo", diz ela. Sena afirma que a empresa publica as políticas de acordos de peering e que está "aberta a discussões sobre futuros acordos que poderiam beneficiar consumidores".

Em comunicado emitido à agência de notícias Reuters, a Netflix disse apenas que os esforços da FCC são bem-vindos "para trazer mais transparência nessa área" e que os norte-americanos "merecem ter a velocidade e a qualidade do acesso à Internet pelo qual pagam".

Entenda o caso

A neutralidade de rede tem sido tema constante de debates nos Estados Unidos. O primeiro capítulo começou com as reclamações da Netflix após celebrar um acordo de peering com a operadora Comcast. Segundo a empresa OTT, foi preciso desembolsar uma quantia para que as velocidades de acesso ao conteúdo do site voltassem aos patamares que costumavam ser.

No começo deste mês, a Netflix tem exibido mensagens aos clientes da Verizon relatando quando o serviço encontra dificuldades, culpando a operadora com a mensagem "a rede da Verizon está congestionada no momento". A tele enviou um ultimato à over-the-top para que parasse com a mensagem, alegando "não haver base" para culpar a rede por problemas na entrega do conteúdo. A Netflix respondeu afirmando estar "tentando proporcionar mais transparência" e que "a Verizon está tentando encerrar essa discussão".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!