Nokia Siemens anuncia produção local e quer 35% do mercado de redes 4G no País

A Nokia-Siemens aproveitou o segundo dia do leilão 4G, que se encerrou nesta quarta-feira, 13, em Brasília, para anunciar não só a produção local de redes 4G mas também a intenção de figurar entre os líderes desse mercado no País.

Notícias relacionadas
Segundo o diretor de tecnologia para a América Latina da Nokia Siemens, Wilson Cardoso, a empresa investirá de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões nessa linha de produção e pretende abocanhar 35% do mercado de e-nodes B (estações radiobase 4G) no Brasil. Apesar da concorrência de outros peso-pesados, como Ericsson, Alcatel-Lucent, Huawei e ZTE, o executivo considera a meta totalmente factível. “Está em linha com nosso planejamento. Estamos entre os líderes no 3G e as operadoras vão aproveitar essa infraestrutura”, diz ele.

Cardoso revelou que a produção local dos e-nodes B será iniciada já no terceiro trimestre deste ano e que esta se dará em regime de OEM, ou seja, por meio de parceria com uma fabricante terceirizada, porém não revela o nome desse parceiro. “A única coisa que posso dizer é que será no Centro-Sul do País”, despistou.

De acordo com ele, a Nokia-Siemens também deve anunciar o início da produção local dos modems óticos, placas que são instaladas nos e-nodes B e que são responsáveis pela conectividade e roteamento com o backhaul ótico. Isso, segundo ele, deve acontecer ainda em 2012.

Além da Nokia Siemens, a Ericsson e a Alcatel-Lucent já anunciaram produção local de equipamentos de rede 4G. Com o tamanho desse mercado e as oportunidades geradas pelas metas de cobertura, as chinesas Huawei e a ZTE também devem fazê-lo em breve. A Nokia Siemens estuda a possibilidade de exportar os e-nodes B do Brasil, da Índia, China ou Finlândia, países onde possui plantas industriais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!