Ericsson lamenta ausências do leilão e critica garantias elevadas

As garantias elevadas exigidas pela Anatel foram o ponto fraco do leilão de 2,5 GHz para redes de quarta geração (4G), na opinião do diretor de relações governamentais e indústrias da Ericsson no Brasil, Ricardo Tavares. "O governo se superprotegeu com garantias pesadas, o que provocou a exclusão de empresas menores do leilão, como Algar e Sercomtel, assim como de uma empresa sueca que estava interessada na faixa de 450 MHz", disse o executivo. Tavares sugere que o governo seja mais flexível nesse ponto em leilões futuros, para não prejudicar a competição no mercado brasileiro de mobilidade.

Notícias relacionadas
Por outro lado, o diretor da Ericsson elogiou o fato de o Brasil ter realizado o leilão antes do que muitos países desenvolvidos. "O leilão reduziu a distância tecnológica do Brasil em relação ao mundo. No 3G, levamos seis anos para adotar a tecnologia depois de sua chegada no exterior. No 4G, foram apenas dois anos de diferença", comparou.

Produção local

A Ericsson já produz estações radiobase (ERBs) de quarta geração em sua unidade fabril em São José dos Campos/SP. Das 40 mil ERBs produzidas pela empresa no ano passado, cerca de 10% eram LTE, todas para exportação para América Latina. "Agora vamos ampliar a produção e vender também para o Brasil", disse Tavares.

O executivo evitou dar uma projeção de quantas ERBs serão necessárias para as operadoras cumprirem as metas de cobertura da Anatel em abril de 2013 nas cidades-sede da Copa das Confederações. Mas disse acreditar que será preciso contratar mais sites, pois a frequência usada no 4G é mais alta que aquela do 3G e, portanto, tem um alcance menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!