Sercomtel defende compensação para as pequenas

O presidente da Sercomtel – concessionária do STFC para as cidades de Londrina e Tamarana – tem uma posição ainda bastante cautelosa com relação às mudanças anunciadas pela Anatel na última quinta-feira em Brasília. Gabriel Ribeiro de Campos considera precipitado, neste momento, fazer uma avaliação mais profunda das novas regras porque a redação do novo PGO ainda não é pública e poderá sofrer mudanças no processo de debate com a sociedade. No entanto, de antemão, o executivo crê que devam ser criadas medidas compensatórias para equilibrar a correlação de forças entre as grandes (notadamente BrOi, Telefônica e Embratel) e as pequenas (Sercomtel e CTBC).
"Parte dos ganhos das grandes tem de ser transferidos para as pequenas. Parte da área da BrT ao invés de ir para a Oi viria para a Sercomtel, por exemplo. Mas isso é só uma hipótese. Já que a força deles aumenta, a nossa tem que aumentar na mesma proporção", diz ele. A "força" a que se refere o presidente da Sercomtel é a redução dos custos administrativos, o aumento do poder de compra, além da redução do custo de interconexão que permitirá à BrOi oferecer, por exemplo, chamadas de longa distância dentro das regiões 1 e 2 a custo de ligação local, conforme lembra o executivo. Segundo ele, as duas empresas juntas têm 70% da interconexão do País.

Grupo de trabalho

Notícias relacionadas

A Sercomtel está montando um grupo de trabalho com profissionais da área de marketing, da área técnica e regulatória para analisar as novas regras e manifestar as preocupações da companhia na consulta pública que será aberta na próxima terça-feira, 17. Apesar do tom pessimista, Gabriel Ribeiro de Campos enxerga alguns pontos positivos nas novas regras, que "comparativamente são quase nada" perto do prejuízo que eles causarão à empresa. São eles: a possibilidade da Sercomtel ser adquirida ou ser fundida com um outro grupo, a melhor definição do conceito de poder de mercado significativo (PMS), o caminho aberto para a criação da licença única e para prestação de serviço de TV por assinatura. "Mas eles (os pontos positivos) são mínimos. O espírito da lei que criou o PGO no passado era permitir a competição e proteger os competidores de consolidações muito fortes. A gente percebe que está se fazendo um grande esforço para viabilizar a fusão e pouco para proteger os pequenos", diz ele.

Separação das licenças

Um dos pontos mais polêmicos do novo PGO é a retirada da licença de SCM da égide da concessão. Isso obriga às concessionárias a criarem uma nova empresa, essa sim com licença de SCM, para prestar serviços de banda larga. "Ainda não consegui enxergar qual é o ganho que se quer obter com isso. Para empresa só traz novos custos, o que se refletirá em aumento de tarifas. Vai na contramão de tudo que se busca", diz ele. Sobre as declarações do conselheiro Pedro Jaime Ziller de que a separação já está prevista pelo artigo 86 da LGT, Gabriel Ribeiro de Campos, questiona: "se é devido por que ninguém nunca fez? Por que só agora que tem que fazer?". Na opinião dele a legislação é para ser cumprida ou modificada se for economicamente inviável. "Jamais descumprida".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!