Empresa de pesquisa aponta falhas no modelo de portabilidade

Na visão dos reguladores, a portabilidade era uma idéia brilhante que permitiria aos consumidores transferirem seus números de uma operadora para outra. A adoção da Mobile Number Portability (MNP) era uma estratégia para incentivar a competição e aumentar a satisfação do cliente. Mas o conceito falhou em muitos países em que foi implantado, segundo a consultoria global de telecomunicações Analysys que pesquisou o assunto entre operadoras móveis da Europa e Estados Unidos.
Embora a porcentagem de churn das operadoras móveis continue alta, menos de 10% desse total é devido à portabilidade, segundo a consultoria. Os principais motivos são o alto custo da transferência e a longa espera do processo. Outro obstáculo é a falta de divulgação da portabilidade tanto pelo órgão regulador quanto pelas operadoras. A empresa também descobriu que a portabilidade móvel não aumenta necessariamente as taxas de churn de longo prazo ou causa competição de preços. O estudo concluiu também que muitas operadoras são bastante beneficiadas com crescimento de market share. A consultoria aponta que uma das estratégias das operadoras para não perder o cliente é amarrá-lo a planos de longo prazo, subsidiando o aparelho. O custo para trocar de empresa (romper o contrato e comprar outro aparelho) pode ultrapassar US$ 300, que não compensa para o cliente.

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