Operadoras GSM chegam a 2 bilhões de clientes

A 3G Americas e a Informa Telecoms & Media anunciam nesta terça-feira, 13, que a família de tecnologias GSM – GSM/GPRS/EDGE/UMTS e HSDPA, deve alcançar a marca de 2 bilhões de clientes no mundo inteiro até o final deste mês.
Existem 2,29 bilhões de usuários móveis ao redor do mundo, entre todas as tecnologias, colocando a GSM em primeiro lugar e numa posição dominante, dia a 3G Americas.
O maior crescimento global para a tecnologia GSM foi constatado na América Latina e Caribe, juntos adicionaram mais de 74 milhões de novos clientes entre março de 2005 e março de 2006 ? praticamente dobrou-se a base de assinantes com uma taxa de crescimento de 97%.

Notícias relacionadas
Em seguida vem o Oriente Médio e na seqüência a África, embora a China ainda seja o maior mercado de clientes GSM registrando 662,6 milhões de assinantes em março de 2006.
No Brasil, existem hoje 51 milhões de usuários da tecnologia GSM/GPRS/EDGE. Em relação a 2005, o número de clientes passou de 31 para 51 milhões, um crescimento de 65%. ?A previsão é que este número de usuários GSM chegue a 62 milhões até o final do ano?, segundo Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe.
De acordo com as previsões do Serviço de Informação Celular da Informa Telecoms & Media, a GSM/GPRS/EDGE/UMTS deve chegar ao marco de 3 bilhões de clientes em 2010, com mais de 700 milhões destes assinantes 3G (UMTS, ou WCDMA).
A tecnologia EDGE está em operação comercial em 133 operadoras de 80 países, inclusive 31 países na América Latina e no Caribe. Outras 81 redes EDGE estão nas fases de planejamento ou implementação no mundo inteiro.
Hoje, são 105 redes UMTS em serviço em 50 países, com outras 59 redes planejadas ou em
fase de implementação. A Cingular Wireless foi a primeira empresa do mundo a lançar HSDPA, uma versão mais avançada da UMTS para banda larga móvel, atingindo 16 mercados em dezembro de 2005. Hoje, cinco meses depois, HSDPA
está em 32 redes comerciais e outras 67 operadoras estão em fase de planejando, testando ou implementando redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!