Vivo mira financiamento de celular e expansão de casa inteligente

Vivo. Foto: Divulgação

Obtendo bons resultados com a oferta de serviços digitais, a Vivo planeja incrementar o portfólio de produtos, incluindo financiamento de dispositivos e novas modalidades de seguros. A expansão da oferta de acessórios também está na mira da operadora.

A tele vai lançar uma linha de financiamento para venda de smartphones, PCs e outros equipamentos até o fim deste ano. O crédito será disponibilizado pelo Vivo Pay, carteira de serviços financeiros da operadora.

"Vamos atrelar, cada vez mais, a venda de nossos produtos com instrumentos de financiamento – comprar um smartphone ou computador financiado pelo Vivo Pay", afirmou o CEO da operadora, Christian Gebara, nesta terça-feira, 13, em coletiva de imprensa após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2025 no dia anterior.

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O executivo informou que o serviço de financiamento ainda está em fase de estruturação, mas sai ainda este ano. "Dentro do nosso próprio portfólio de produtos, há muitas oportunidades para vender e financiar através do Vivo Pay", ressaltou.

Atualmente, o braço financeiro já disponibiliza crédito pessoal. Inclusive, desde o início da operação, em outubro de 2020, até março deste ano, o montante de empréstimo concedido pela plataforma soma R$ 972 milhões. Em 12 meses até março, as receitas com serviços financeiros cresceram 10,2%, totalizando R$ 468 milhões.

No geral, o braço de dados corporativos, TIC e serviços digitais da Vivo cresceu 15,8% no primeiro trimestre, taxa superior ao avanço da banda larga fixa (+10,6%) e do serviço móvel (+6,5%). Em números absolutos, a vertical gerou R$ 1,31 bilhão em receitas para a operadora.

Seguros

Gebara também apresentou considerações sobre o avanço da empresa na área de seguros. No caso de celulares, por exemplo, a Vivo conta com 600 mil clientes com seguros contratados. Inclusive, 30% dos smartphones vendidos pela tele acompanham um plano de seguro contratado junto à operadora.

No início de maio, a Vivo anunciou a oferta de seguro residencial, em parceria com a Chubb. "Quando vendemos fibra, muitas vezes as pessoas estão mudando de casa ou reformando – é o momento para falar de seguro residencial", explicou o CEO sobre o lançamento da modalidade.

"Vamos entrar também em seguro de viagem", afirmou o executivo. "Quando você aciona o roaming, tem vários pontos de contato e de relacionamento com os clientes que nos dão um diferencial muito grande", acrescentou.

Acessórios e casa inteligente

A venda de acessórios para celular e dispositivos de casa inteligente é outra vertical para a qual a Vivo tem grandes expectativas para geração de receitas.

Segundo Gebara, no acumulado de 12 meses até o primeiro trimestre deste ano, a linha de eletrônicos para o consumidor (excluindo smartphones), disponibilizada pela marca Ovvi, incrementou o faturamento da empresa com R$ 372 milhões.

Em março, a Vivo adquiriu a i2GO justamente para expandir essa oferta. Com isso, a tele vai passar a vender fones, smartwatches e produtos de casa inteligente, além de contar com quase 20 mil pontos de venda da marca em todo o Brasil. Apesar das operações complementares, as duas marcas, Ovvi e i2GO, serão mantidas, confirmou o executivo.

"Queríamos crescer, ter mais portfólio e uma linha de produção ou de sourcing [fornecimento] na China", disse o CEO a respeito da aquisição da i2GO em um negócio avaliado em R$ 80 milhões. "A Vivo vai ser um ponto de tecnologia onde você resolve todos os seus temas relacionados a acessórios e portfólio para casa inteligente", complementou.

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