Trump flexibiliza exportação de chips de IA, mas restringe China

(crédito: Freepik)

O governo dos Estados Unidos revogou regras para controlar a exportação de chips de Inteligência Artificial (IA) introduzidas no governo Joe Biden. O movimento é um aceno da administração de Donald Trump a fabricantes norte-americanos.

O normativo revogado, conhecido como "AI Diffusion Rule" (Regra de Difusão de IA, em tradução livre), foi implementado em janeiro deste ano, durante os últimos dias do governo de  Biden, e entraria em vigor nesta quinta-feira, 15.

De acordo com o Departamento de Comércio (DOC) do governo norte-americano, os requisitos "sufocariam a inovação e sobrecarregariam as empresas com novas e onerosas exigências regulatórias". Em nota, a pasta também disse que as regras "prejudicariam as relações diplomáticas dos Estados Unidos com dezenas de países".

Notícias relacionadas

Isso porque a medida segmentava os países em níveis de controle de exportação de chips. Nações como Japão e Coreia do Sul não enfrentariam restrições, enquanto México, Portugal e outros países teriam quotas no comércio de semicondutores. As restrições a China e Rússia, por sua vez, eram mais pesadas.

O Escritório de Indústria e Segurança (BIS, na sigla em inglês), vinculado ao DOC, deve publicar um despacho formalizando a revogação da medida. A expectativa é de que um novo regramento seja lançado posteriormente.

"O governo Trump adotará uma estratégia ousada e inclusiva para a tecnologia de IA americana com países estrangeiros confiáveis ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que manterá a tecnologia fora do alcance de nossos adversários", declarou Jeffery Kessler, subsecretário de Comércio, Indústria e Segurança.

Cerco à Huawei

Paralelamente, o BIS anunciou medidas para fortalecer o controle da exportação de chips usados em aplicações de IA. O principal alvo é a Huawei. Na prática, o governo indica que vai aumentar a vigilância sobre o uso de semicondutores da companhia chinesa.

Em linhas gerais, o governo declarou que o uso de chips da Huawei em qualquer lugar do mundo viola as regras de exportação norte-americanas. Também reforçou um alerta de que chips de fabricantes dos Estados Unidos não devem ser usados para treinamento de modelos chineses de IA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!