Uma tempestade geomagnética severa registrada na última sexta-feira, 10, causou instabilidade nos serviços de Internet via satélite da operadora Starlink. No sábado, 11, usuários da companhia foram alertados de que esse evento afetaria a qualidade dos serviços da companhia.
No mesmo dia, o CEO da SpaceX (controladora da Starlink), Elon Musk, utilizou a rede social X (ex-Twitter) para atualizar sobre a situação dos equipamentos em órbita. Em uma publicação, ele disse que os satélites estavam "sob muita pressão" com a tempestade geomagnética, mas que estariam "aguentando bem até aquele momento".
Major geomagnetic solar storm happening right now. Biggest in a long time. Starlink satellites are under a lot of pressure, but holding up so far. pic.twitter.com/TrEv5Acli2
— Elon Musk (@elonmusk) May 11, 2024
Na ilustração, o empresário trouxe um gráfico com uma medição do índice K – que quantifica distúrbios no componente horizontal do campo magnético da Terra, com um número inteiro na faixa de zero a nove, sendo cinco ou mais indicando uma tempestade geomagnética.
No dia seguinte, o perfil da Starlink utilizou a mesma rede social para informar que "todos os satélites Starlink em órbita resistiram à tempestade geomagnética e permanecem saudáveis".
Não foi a primeira vez que uma tempestade solar causou problemas para a Starlink. Em fevereiro de 2022, a SpaceX enviou 49 satélites ao espaço. Mas os equipamentos foram atingidos por uma tempestade solar que danificou 40 desses modelos – que caíram da órbita e foram queimados com a entrada na Terra.
Outros dados
Essa tempestade solar que atingiu a terra entre a última sexta e sábado foi considerada a maior dos últimos 20 anos. Além do impacto nos serviços de Internet da Starlink, houve registros de danos em outros tipos de comunicações via satélite. A Landmark Implement (parceira que revende equipamentos agrícolas John Deere nos Estados Unidos) lançou no último sábado um comunicado alertando sobre a tempestade.
A nota orientava que os clientes da empresa desligassem uma série de equipamentos que funcionam com sistema de geolocalização (GPS). A explicação da marca americana foi de que a precisão seria "extremamente comprometida devido à tempestade".
JOSUE