Satélites da Starlink sofrem pressão durante tempestade solar

Antena da Starlink. Foto: Divulgação/Starlink

Uma tempestade geomagnética severa registrada na última sexta-feira, 10, causou instabilidade nos serviços de Internet via satélite da operadora Starlink. No sábado, 11, usuários da companhia foram alertados de que esse evento afetaria a qualidade dos serviços da companhia. 

No mesmo dia, o CEO da SpaceX (controladora da Starlink), Elon Musk, utilizou a rede social X (ex-Twitter) para atualizar sobre a situação dos equipamentos em órbita. Em uma publicação, ele disse que os satélites estavam "sob muita pressão" com a tempestade geomagnética, mas que estariam "aguentando bem até aquele momento".

Na ilustração, o empresário trouxe um gráfico com uma medição do índice K – que quantifica distúrbios no componente horizontal do campo magnético da Terra, com um número inteiro na faixa de zero a nove, sendo cinco ou mais indicando uma tempestade geomagnética.

No dia seguinte, o perfil da Starlink utilizou a mesma rede social para informar que "todos os satélites Starlink em órbita resistiram à tempestade geomagnética e permanecem saudáveis".

Não foi a primeira vez que uma tempestade solar causou problemas para a Starlink. Em fevereiro de 2022, a SpaceX enviou 49 satélites ao espaço. Mas os equipamentos foram atingidos por uma tempestade solar que danificou 40 desses modelos – que caíram da órbita e foram queimados com a entrada na Terra.

Outros dados

Essa tempestade solar que atingiu a terra entre a última sexta e sábado foi considerada a maior dos últimos 20 anos. Além do impacto nos serviços de Internet da Starlink, houve registros de danos em outros tipos de comunicações via satélite. A Landmark Implement (parceira que revende equipamentos agrícolas John Deere nos Estados Unidos) lançou no último sábado um comunicado alertando sobre a tempestade.

A nota orientava que os clientes da empresa desligassem uma série de equipamentos que funcionam com sistema de geolocalização (GPS). A explicação da marca americana foi de que a precisão seria "extremamente comprometida devido à tempestade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!