O número de reclamações de usuários de serviços de telecom caiu 29,4% em março, segundo dados da Anatel reportados pela Conexis Brasil Digital. No mês foram registradas 165.545 queixas, ou 68.902 reclamações a menos que as registradas em março de 2021.
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços, segundo a entidade. A maior diminuição nas reclamações foi sobre a TV por assinatura: 34,4%. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 33,4% e dos usuários de telefonia móvel, 18,5%.
Segundo a Conexis (que representa as principais operadoras do País), as quedas seriam resultado de ações do setor para melhorar a relação com o consumidor e de normativos do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART). No ano de 2021, as reclamações caíram quase 25%.
"Já estamos há quase um ano registrando quedas superiores a 20%, reduções recordes no número de reclamações registradas na Anatel. Mas as queixas não estão caindo só na Anatel, dados da Consumidor.gov também mostram uma queda de 4,9% no número de reclamações registradas na plataforma", afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.
Os dados da Anatel ainda apontaram uma redução de 30% no número de reclamações relacionadas à cobrança – assunto mais reclamado pelos consumidores -, em uma queda de 24.941 queixas em março de 2022, na comparação com março de 2021. Já as queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 44% em março, representando uma redução de 22.328 incidentes.