Publicidade
Início Newsletter Dona da Vivo usará backhaul da OneWeb na Europa e América Latina

Dona da Vivo usará backhaul da OneWeb na Europa e América Latina

A Telefónica Global Solutions (TGS), braço de atacado do grupo espanhol que controla a Vivo no Brasil, assinou um memorando de entendimento (MoU) com a OneWeb, operadora de satélites de órbita baixa controlada pelo governo britânico, Eutelsat e o grupo indiano Barthi Global. O acordo, comunicado nesta sexta-feira, 13, visa “melhorar os serviços de conectividade pela Europa e pela América Latina” por meio do backhaul satelital.

Para tanto, a parceria entre as duas deverá expandir a infraestrutura digital para governos, empresas e comunidades nessas regiões por meio da cobertura satelital LEO em complemento à rede comercial Telefónica, especialmente em áreas remotas. Desta forma, o sistema de baixa latência da OneWeb servirá para backhaul que podem ser usados como reforço da rede já existente, permitindo atualizações para o 4G ou mesmo 5G, ou como backup para sites críticos ou capacidade adicional em eventos especiais. 

“Onde o backhaul não existe atualmente, o serviço da OneWeb vai ajudar a Telefónica a expandir a cobertura móvel e estender a conectividade corporativa”, diz a TGS em comunicado, indicando que também será uma solução standalone para conectar antena. A expectativa do grupo espanhol é que isso permita novas aplicações e serviços over-the-top (OTT). Na área B2B, as pequenas e médias empresas poderão estender as redes corporativas, enquanto organizações de grande porte como governos, operadoras e ISPs poderão chegar a áreas rurais da Europa e da América Latina. 

Notícias relacionadas

Vale lembrar que a Telefónica Global Solutions também tem um acordo com a Viasat para distribuir no Brasil capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC), da Telebras. Assim como no caso da OneWeb, o acordo com a norte-americana visa serviços corporativos de missão crítica e backhaul de celular.

Reorganização

Também nesta sexta-feira, a Telefónica promoveu uma nova estrutura da área de Comunicação Global. O diretor de relacionamentos corporativos e de sustentabilidade (e ex-presidente da Vivo), Eduardo Navarro, promoveu a reestruturação dividindo em três grandes vetores: “adaptar e expandir o escopo da Comunicação na atual estrutura da companhia nos principais mercados; aumentar a presença internacional da operadora; e, em particular, estabelecer novos canais de informação e participação para navegar o caminho com destino à celebração do centenário da Telefónica em 2024”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile