Brasscom mostra como desoneração da folha traz benefícios para trabalhadores e economia

Setores que se beneficiam da política de desoneração da folha, sobretudo o de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), registram crescimento, geração de postos de trabalho e aumento da remuneração aos seus trabalhadores ao longo do ano de 2021. Isso é o que mostra a Brasscom a partir de estudos elaborados pelo seu setor de inteligência e informação.

Os números foram apresentados pelo presidente executivo da entidade, Sergio Paulo Gallindo, no painel que tratou de tributação no evento Pensar Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro nesta semana. Além de defender a desoneração permanente da folha de pagamento, o executivo também apontou a necessidade de uma reforma tributária ampla.

Segundo Gallindo, para aumentar a competitividade dos setores produtivos e para a retomada do crescimento econômico, é primordial a adoção de uma tributação inteligente, que passa, entre outros pontos, pela base em tributo sobre valor agregado, como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Notícias relacionadas

O modelo defendido pela Brasscom inclui ainda a redução dos custos de telecom e de energia por meio da adequação da carga tributária; "redução do Estado", com foco no aumento da eficiência; e ampliação de bases tributáveis, com simplificação e equidade concorrencial.

Benefícios

O presidente da associação, que representa dezenas das principais empresas de tecnologia no País, demonstrou que, além da função indutiva para a geração de emprego e renda, a desoneração da folha conta com significativa capacidade arrecadatória. Segundo esse levantamento da Brasscom, a política é superavitária. "O que a União deixa de arrecadar com a desoneração ela mais do que recupera por meio de arrecadações compensatórias indiretas, tais como a tributação sobre o aumento da massa salarial e do correspondente aumento do consumo das famílias beneficiadas", ressalta Sergio Gallindo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.