Reclamação de ministro sobre uso do ícone 5G conflita com definições do 3GPP

Foto: Pixabay

Causou desconforto entre algumas operadoras a declaração do ministro das Comunicações, Fábio Faria, de que iria mandar uma "recomendação" para que as operadoras parem de chamar o 5G DSS de 5G. Na visão do chefe da pasta, essa tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro não poderia ser chamada de 5G por não oferecer as características de velocidade e latência esperadas para o padrão. A questão é que há uma razão técnica para a nomenclatura adotada, que afeta inclusive a identificação da rede que aparece no ícone 5G mostrado na tela dos celulares habilitados. 

Conforme apurou TELETIME, esse ícone é na verdade apresentado pelo próprio celular, não sendo assim gerenciado pela operadora. O aparelho busca as redes com as quais é compatível e escolhe a tecnologia com maior capacidade – no caso do DSS, exibindo apenas a sigla 5G no topo da tela. 

Essa identificação é baseada em um protocolo de comunicação definido pelo 3GPP, grupo responsável pela padronização de tecnologias móveis e que emite as diferentes versões de redes. Um exemplo é o Release 16, exigido pela Anatel no edital do leilão de 5G encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e, até o momento, o padrão mais avançado para a quinta geração. 

Notícias relacionadas

O argumento é que a única forma que seria possível bloquear essa identificação na tela do celular seria limitando manualmente o acesso ao 5G DSS nas configurações do aparelho, ou com a operadora desligando a própria rede. Ou seja: tecnicamente, seria impraticável retirar essa nomenclatura. A convenção do 3GPP com a regra de iconografia pode ser vista na tabela abaixo:

Exemplos

Também há, no ponto de vista de prestadoras, a questão da complementaridade do 5G, quando chegarem as frequências dedicadas com o leilão. A mesma tecnologia DSS foi utilizada como estratégia em operadoras em vários países, como nos Estados Unidos, com AT&T e T-Mobile; e na Europa, com Vodafone e T-Mobile na Alemanha.

Desde junho de 2020, a Anatel tem requisitos técnicos para a certificação e comercialização de equipamentos 5G, seguindo padrões internacionais como 3GPP e ETSI. Isso tornou possível o lançamento das primeiras redes DSS. De fato, aparelhos como Motorola Edge e Samsung Galaxy S21 são comercializados como "5G". O próprio presidente da agência, Leonardo Euler, chegou a falar em maio do ano passado que as operadoras já poderiam lançar 5G comercialmente com frequências pré-existentes.   

A declaração de Fabio Faria, feita nesta quinta-feira, 13, ao site UOL, foi no sentido de enviar um "pedido informal" para as operadoras. O ministro reclamou que o ícone estaria aparecendo na tela do celular, mas que a experiência não era a esperada pelo 5G. Mas algumas empresas entenderam a mensagem como interferência indevida.

Histórico

Não é o primeiro caso de confusão por conta da iconografia. No começo de 2019, a AT&T enfrentou polêmica por conta do uso o ícone "5G E", representando a "5G Evolution" da operadora norte-americana. Na verdade, a tecnologia utilizada era o LTE-Advanced Pro (com configuração 4×4 MIMO, acesso condicionado de espectro e modulação de 256 QAM), que no Brasil é comercializado por operadoras com a nomenclatura de "4,5G". Neste caso dos EUA, entretanto, a operadora teria sido a responsável pela mudança no ícone, pelo menos em aparelhos Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!