Em parceria com IDC, Oi Soluções lança indicador de maturidade tecnológica do mercado

Head da Oi Soluções, Adriana Viali

Em parceria com a consultoria IDC Brasil, o braço corporativo da Oi, a provedora e integradora Oi Soluções, lançou nesta quinta-feira, 13, o Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação, o INEXTI. A ideia da companhia é criar uma ferramenta para avaliar a "maturidade" do mercado, mas também para entender melhor onde deve concentrar esforços para o desenvolvimento do próprio portfólio. 

O índice, que está aberto para qualquer empresa e será atualizado anualmente (com previsão de encurtar essa frequência), aponta como a tecnologia está inserida na estratégia das companhias, e como isso se reflete "na infraestrutura de TI, conectividade, segurança, serviços gerenciados e, como consequência, no impulsionamento dos negócios". 

Um estudo inicial foi desenvolvido por meio de 200 entrevistas realizadas no primeiro trimestre de 2021 com "decisores e influenciadores na contratação de serviços de TI" de médias e grandes empresas. Ela estabelece três pilares, de segurança da informação, modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados a negócios. Nele, o índice médio das empresas foi de 48 (em escala de 0 a 100). Segurança teve nota 40,1, enquanto modernização de infraestrutura teve nota 54,3.

Notícias relacionadas

Segundo a head do Oi Soluções, Adriana Viali, o índice "pode dar indicador e relatório completo" para a empresa, mas as informações são exclusivas e confidenciais, utilizadas pela IDC apenas para diagnóstico. Ela justifica que a a criação do INEXTI veio justamente para endereçar pontos que as empresas começaram a enfrentar com a pandemia.

"Quando começa a falar muito da aceleração, até pela crise sanitária, a gente se perguntou se os indicadores poderiam ajudar e até melhorar o portfólio de serviços", declarou Viali em coletiva de imprensa online. "O indicador de maturidade precisa melhorar no mercado brasileiro. Mas já mostra para a Oi Soluções onde a gente precisa investir ainda mais. Um dos pilares é a parte de segurança cibernética: não podemos mais ter cultura de reação, e sim de prevenção."

Multicloud

A Oi também está preparando um serviço multicloud, em parceria com fornecedores como Huawei e IBM para criar um ambiente de nuvem pública. A própria Oi Soluções deverá lançar uma cloud pública no segundo semestre, de acordo com o diretor de marketing B2B da operadora, Rodrigo Shimizu. "Os parceiros atuarão em conjunto. Atuaremos na camada da infraestrutura, mas também auxiliando a gerenciar as múltiplas nuvens, além da jornada do físico para a nuvem."

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!