Colômbia terá rede Open RAN da Millicom em 700 MHz

Por meio de sua marca Tigo, o grupo de telecomunicações Millicom está preparando a implementação de uma rede de acesso 4G com padrão aberto e interoperável (Open RAN) na Colômbia. A fornecedora alternativa Parallel Wireless foi escolhida como uma das parceiras do projeto.

Em comunicado, a empresa norte-americana revelou que o projeto utilizará a faixa de 700 MHz e destacou áreas rurais com pouca cobertura como futuras praças atendidas. Como principal integradora de sistemas, a Parallel oferecerá serviços de instalação, integração e monitoramento de rede.

A empresa acredita que o projeto indicará "forte desempenho de rede, superando os indicadores-chave (KPIs)". A rede de Open RAN também estará pronta para futura agregação de serviços 5G. De acordo com a Millicom, a iniciativa pode ser replicada em outros mercados onde a multinacional atua.

Notícias relacionadas

"Para nós, entregar tecnologia Open RAN não significa apenas conectar mais pessoas em áreas rurais, começando com a Colômbia, mas é também uma abordagem inovadora para reduzir custos, aumentando a flexibilidade e a eficiência por meio da diversificação de nossa base de fornecedores", afirmou o VP de tecnologia da informação do grupo, Xavier Rocoplan.

Na RAN tradicional, as redes de acesso utilizam tecnologia integrada, com rádios, hardware e software fornecidos por único fornecedor em solução proprietária fechada. Na Open RAN, padrões e especificações técnicas devem permitir interfaces abertas e em nuvem que possibilitem a combinação de componentes de diferentes fornecedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!